21/05/2008 - 16:06

Atenção: atuais cartões do advogado devem ser trocados até 30 de junho

Atenção: atuais cartões do advogado devem ser trocados até 30 de junho

Da redação da Tribuna do Advogado

21/05/2008 - Por determinação do Conselho Federal da OAB os atuais Cartões de Identificação Profissional dos advogados perderão a validade no dia 30 de junho próximo. No último boletim eletrônico, por um equívoco, informamos que os estagiários deveriam efetuar a troca. O que não procede: suas carteiras continuarão as mesmas.

Além de outras inovações tecnológicas, os novos cartões vão conter um chip eletrônico que permitirá a certificação digital, que já está sendo implantada pelo Judiciário e proporcionarão maior segurança à identificação do profissional. Além disso, os novos cartões vão facilitar o acesso do advogado a locais de trabalho e a serviços digitalizados.

O pedido de substituição do cartão pode ser feito na Central de Atendimento ao Público da Seccional (Horário de atendimento - excepcionalmente no mês de junho: de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h30; e aos sábados de 9h às 14h30); nas subseções, subsedes ou nos postos da OAB no Fórum (de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h).

Para fazer o pedido é preciso:

1. Ter pago, ou estar pagando de forma parcelada, a anuidade de 2008 e estar quite com as anuidades anteriores (ou em dia com o parcelamento), bem como não possuir qualquer tipo de débito com a OAB/RJ;

2. Comprovar a quitação da taxa de substituição do cartão, no valor de R$ 27,00, ou efetuar o pagamento no ato de solicitação do novo cartão;

3. Exibir o Cartão de Identificação Profissional antigo (versão original) e a carteira de identidade civil, com informações sobre o órgão expedidor e a data de expedição.

4. Entregar uma foto 3x4, feita há menos de seis meses, em alta resolução (300dpi a 400dpi), com fundo branco, de frente para a câmera, sem brilho ou contrastes, com a face ocupando de 70% a 80% da foto e trajando paletó e gravata (para os homens) ou roupas sóbrias (para as mulheres).

No ato do atendimento serão colhidas a assinatura e a impressão digital, para serem inseridas no novo Cartão de Identificação Profissional. Com a substituição do cartão, os dados do profissional serão atualizados e inseridos no Cadastro Nacional de Advogados, conforme determina o Provimento nº 124/2008, de 11 de março de 2008, do Conselho Federal.

Em caso de dúvida, ligue para a Central de Atendimento Telefônico da OAB/RJ no número (21) 2272-2001 (opção 1).