13/04/2022 - 12:36

COMPARTILHE

Por aumento de produtividade, TRT1 vai antecipar audiências marcadas para 2023

Eduardo Sarmento

Preocupada em melhorar a produtividade do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), a Corregedoria da corte informou à OABRJ nesta terça-feira, dia 12, que está "envidando seus melhores esforços" para antecipar as audiências designadas para 2023, especialmente aquelas relacionadas à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa identificar e julgar, até o fim de 2022, 93% dos processos distribuídos até dezembro de 2020, nos 1º e 2º graus.

O comunicado foi feito por meio de ofício, que afirma, ainda, que as varas trabalhistas já receberam a relação dos processos que se encaixam nesses critérios e que "a corregedoria vai acompanhar a evolução dessa diretriz".

O texto foi redigido em resposta a diversos pleitos elaborados pela Seccional, por meio de sua Comissão de Justiça do Trabalho.

No mesmo documento, a Corregedoria do TRT1 reitera que atualmente as audiências na corte podem ser realizadas em todas as suas modalidades – presencial, telepresencial e híbrida – e lembra que a melhoria das condições sanitárias em relação à Covid permitiu o encerramento do rodízio das varas, medida que incrementará o fluxo das audiências.

Em outro ofício enviado à Seccional, também sobre a retomada dos trabalhos na corte trabalhista, a presidente do TRT1, desembargadora Edith Tourinho, esclarece que desde janeiro deste ano as varas do trabalho da capital e do interior foram adaptadas com câmeras e divisórias de acrílico e encontram-se disponíveis para a realização de sessões nos modelos presencial e híbrido.

Abrir WhatsApp