29/04/2008 - 16:06

Britto abre campanha contra violência que incorpora cidadania

Do site do Conselho Federal

29/04/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, acaba de abrir, na sede do Conselho Federal da OAB, o movimento "Brasil Contra a Violência", evento que marca os trabalhos do Fórum pela Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, promovido pela OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e outras entidades representativas. O movimento, segundo afirmou Britto, busca desenvolver medidas com foco na redução da violência e uma mudança ampla de paradigmas na segurança pública. "Ao final de setembro todos nós queremos estar aqui assinando um termo de cooperação permanente dos cidadãos brasileiros para o combate à violência em todos os recantos deste País", afirmou Britto, ao abrir o movimento.

Para Britto, o grande sentido da campanha é mostrar que é possível a união da cidadania e do Estado no combate à violência  e a criminalidade. "Acho que é hora de nos unirmos e combatermos definitivamente essa praga que macula a vida do brasileiro", sustentou Britto em entrevista após a solenidade de lançamento do movimento.

Na mesma linha, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, defenderam a importância do envolvimento da cidadania nos programas de combate à violência e de uma cultura da paz no País. Tarso Genro destacou que o governo se prepara par lançar em 2009 a I Conferência Nacional de Segurança Pública, na qual pretende um engajamento efetivo da sociedade brasileira. Nesse sentido, disse que o Ministério prestará "toda colaboração e estímulo para sustentação política e até material desse movimento conduzido pela OAB contra a violência".

Além de Cezar Britto, do ministro Tarso Genro e  dom Dimas Barbosa, integraram a mesa de lançamento da campanha "Brasil Contra a Violência" o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Walter Nunes; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz/CNBB, Carlos Moura, e o ministro substituto da Advocacia Geral da União (AGU), Evandro Costa Gama. Também integram a mesa de lançamento do evento o vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Romão Cícero de Oliveira, o coordenador do Fórum no Conselho Federal da OAB, o advogado José Augusto Lopes Sobrinho, e a presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros.

O evento conta, ainda, com a presença de representantes de diversas entidades da sociedade civil brasileira. O lançamento da campanha "Brasil Contra a Violência" ocorre simultaneamente nas 27 Seccionais da OAB em todo o Brasil e é transmitido ao vivo pela TV OAB, que pode ser acessada a partir do site na internet do Conselho Federal da OAB (www.oab.org.br)