10/01/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Britto e Damous defendem prorrogação de juizado em aeroportos

Britto e Damous defendem prorrogação de juizado em aeroportos

 

 

Do site do Conselho Federal

 

10/01/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, defendem a prorrogação do funcionamento dos juizados especiais que foram criados em cinco aeroportos brasileiros para minimizar os problemas da aviação brasileira. A prorrogação ou não do serviço começa a ser discutida às 10h de hoje, no Rio de Janeiro, entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os dirigentes dos Tribunais de Justiça responsáveis pela atuação dos Juizados nesses cinco aeroportos.

 

Na avaliação de Cezar Britto, o funcionamento dos Juizados é muito importante para que haja a presença do Estado onde haja conflito. "Esses juizados de conciliação buscam estabelecer a dignidade do cidadão, a dignidade do passageiro. Ainda é muito cedo para que se retirem, pois ainda há problemas na aviação e no relacionamento entre passageiros e companhias aéreas", observou.

 

Para o presidente da OAB fluminense - que apresentou a idéia dos juizados à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Ellen Gracie -, a prorrogação deve se dar por, pelo menos, um ano. "Os problemas com relação à aviação no Brasil persistem, uma vez que são problemas que só serão superados no longo prazo", defendeu Wadih Damous, enfatizando que o funcionamento dos Juizados em aeroportos ainda se faz necessária.

 

Ainda na avaliação de Damous, são estruturais os problemas que cercam o controle de tráfego aéreo, a malha aeroviária e questões como overbooking, atraso e cancelamento de vôos. "São questões que vão levar tempo para serem equacionadas. Nesse sentido, os Juizados especiais continuam se fazendo necessários e acho que é prematuro que suas atividades sejam encerradas".

 

Os juizados foram criados em 8 de outubro de 2007 e seu funcionamento nos aeroportos está previsto até o próximo dia 31. Os postos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas já prestaram 2.723 atendimentos desde sua inauguração. O não fornecimento de informações por parte das companhias foi o principal motivo de reclamações, seguido pelos atrasos e cancelamentos de vôos e da falta de assistência aos passageiros. No período de 21 de dezembro de 2007 a 7 de janeiro de 2008, foram registrados 216 atendimentos no Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília) e 171 no Aeroporto Tom Jobim. No Aeroporto Santos Dumont, foram realizados 209 atendimentos no mês de dezembro, com 98 casos encaminhados para conciliação, dos quais 37 terminaram em acordo.

Abrir WhatsApp