24/01/2024 - 18:21

Caarj anuncia retorno do programa 'Advocacia sem machismo' para 2024

Reunião nesta quarta-feira, dia 24, definiu pautas e novos rumos para o projeto

Biah Santiago

Nesta quarta-feira, dia 24, a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio, realizou a primeira reunião do ano para discutir temas do projeto ‘Advocacia sem machismo’, que iniciará sua nova etapa em 2024.

“O projeto ‘Advocacia sem machismo’, que é um dos pilares desta gestão, terá diversas novidades para auxiliar a mudança dos paradigmas discriminatórios dentro da advocacia”, diz a presidente da Caarj.

Na ocasião, participaram algumas colaboradoras do programa, como as diretoras-executiva e de Convênios da Caixa, Priscilla Nunes e Fernanda Mata, respectivamente; a chefe de Gabinete, Rebeca Servaes; a coordenadora-geral do projeto Caarj 4.0 e conselheira seccional, Andrea Cabo; a ouvidora da Mulher da OABRJ, Andréa Tinoco; a subcorregedora da Seccional, Isabelle Faria; a coordenadora da Mulher Advogada na Caarj e secretária-geral da OAB Mulher RJ, Flávia Monteiro; e as advogadas Isadora Mendes e Maíra Barros.

Projeto ‘Advocacia sem machismo’ percorreu o estado em 2023, veja alguns dos temas abordados

A iniciativa gratuita visa abordar tópicos relacionados ao comportamento machista no meio jurídico praticado por colegas e outros profissionais do Direito. No último ano, a oficina percorreu subseções da Zona Oeste da capital, do Sul Fluminense e da Região Serrana com palestras voltadas ao debate de diversos temas, tais como a violência de gênero, a desigualdade no mercado de trabalho e o assédio sexual, moral e suas diversas formas.

Com olhar atento aos principais temas que circundam a vida profissional da mulher, em 2023 a Caarj abordou a infração ético-disciplinar e a obsoleta tese da legítima defesa da honra - que era utilizada em casos de feminicídio ou agressões contra mulher para justificar o comportamento do acusado -, julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

Ainda no ano passado, o Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União, a Lei 14.612/2023, que determina a suspensão do exercício da advocacia por profissionais condenados por assédio moral, assédio sexual e discriminação. A proposta foi iniciativa da OAB Nacional, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada e com apoio das seccionais.

Em encontro no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, o projeto recebeu a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e conselheira federal, Cristiane Damasceno, que falou sobre a atuação feminina na advocacia e as questões de gênero engendradas na sociedade.

A união de projetos também se fez presente. O programa ‘Advocacia sem machismo’ abriu espaço para apresentações das atividades do projeto ‘Caarj 4.0’, que visa aproximar estudantes de Direito e recém-formados da Ordem.