01/06/2023 - 13:18 | última atualização em 08/08/2023 - 09:25

Caarj doa maca para realização de perícias judiciais nas subseções

Unidades de Pádua e São Fidélis foram as duas atendidas até o momento

Yan Ney

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) doou uma maca para perícias judiciais a OAB/Santo Antônio de Pádua nesta terça-feira, dia 30. A ação faz parte de um convênio entre a Ordem e o Tribunal Regional Federal para ampliar os postos de perícias judiciais e permitir que elas sejam realizadas nas subseções.

Presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua, Fernanda Xavier agradeceu a doação da Caarj e disse que essa ação vai ajudar a advocacia, já que a comunidade não vai mais precisar se deslocar tanto para realizar as perícias. Anteriormente, os atendimentos da região tinham que ser feitos em Itaperuna, cidade a cerca de 60 km de distância.

“A maca era essencial! Nós recebemos essa doação da Caarj e nos ajudou demais. Na verdade, ajudou a população como um todo, já que não precisam mais se deslocar por uma distância enorme”, contou.

Presidente da Caarj, Marisa Gaudio explicou que antes de Santo Antônio de Pádua, a OAB/São Fidelis recebeu a doação de uma maca. Para ela, essas ações são muito importantes para o atendimento à advocacia.

“Esse foi o segundo pedido de maca para o apoio às perícias judiciais. Os colegas e a população precisavam andar muitos quilômetros até outra cidade. A contribuição da Caarj é para melhorar tanto o atendimento profissional da advocacia, quanto a sua qualidade de vida, evitando tantos deslocamentos e mudanças na rotina”, afirmou.

Em abril,  a Subseção de São Fidélis foi a primeira unidade da Ordem no estado a receber a doação da Caarj. O presidente da unidade, Gleisson Gil, disse que antes de ser atendido pela ação, a comunidade de São Fidélis realizava perícias em Campos dos Goytacazes. Ele também contou que a Justiça Federal exigiu alguns pré-requisitos para que a subseção começasse a atender perícias.

“Nós fizemos uma tentativa com a Justiça Federal para que pudéssemos realizar as perícias médicas em São Fidélis, na subseção. Eles fizeram algumas exigências, como maca, acessibilidade no banheiro para deficientes e segurança no local. Eu soube que a Caarj tinha esse material para disponibilizar, fiz o requerimento e consegui essa maca e a Diretoria de Apoio às Subseções (DAS) realizou uma pequena reforma para acessibilidade em nossos banheiros e na entrada da subseção”, finalizou.

Marisa Gaudio sinalizou que essas doações são resultados de demandas das subseções e que a Caarj vem, como sempre, buscando suprir as necessidades da advocacia de todo o estado.