10/04/2023 - 16:47 | última atualização em 08/08/2023 - 09:25

COMPARTILHE

Caarj faz 80 anos de cara nova: mais próxima à Ordem e com novos auxílios para a advocacia

Comunicação OABRJ | Caarj




A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro está de cara nova. No ano em que completa oito décadas de existência, a Caarj apresenta os primeiros resultados da reformulação iniciada ainda em 2022: estrutura administrativa mais enxuta, novos auxílios, convênios e iniciativas voltadas à ampliação da rede de proteção à advocacia.

Essas mudanças ensejaram, ainda, a elaboração de um novo visual, mais próximo ao da OABRJ, com o intuito de marcar uma fase ainda mais colaborativa entre as duas instituições. O site da Caixa de Assistência também está sendo reformulado e será relançado em breve, agora tendo como eixo principal a busca por convênios e benefícios. 


“Nosso foco continua sendo a assistência à advocacia, seja para facilitar a rotina profissional ou para melhorar a vida dos colegas da porta para fora do escritório, viabilizando lazer, promovendo saúde e amparando advogados e advogadas em momentos de necessidade”, explica a presidente da Caarj, Marisa Gaudio.



O guarda-chuva que já inclui plano odontológico e milhares de convênios com estabelecimentos comerciais e diversos benefícios expande-se agora com a inclusão de novos auxílios e o incremento de alguns programas de sucesso. “A meta da Caixa em 2023 é dobrar o valor investido em auxílios e, consequentemente, no bem-estar da advocacia”, reforça Marisa.

A Caarj passa oferecer o Auxílio Enfermidade (uma ajuda financeira para o advogado ou advogada que esteja com alguma doença que cause prejuízo de sua capacidade de exercer seu trabalho na advocacia), o Auxílio Medicamento (reembolso para advogados e advogadas que estejam precisando de medicação, contínua ou não, em situações em que este valor esteja comprometendo financeiramente o seu sustento e/ou de sua família) e o Auxílio Calamidade (uma ajuda para o advogado ou advogada que esteja passando por alguma situação de catástrofe, como em casos de enchentes ou incêndios, que poderá ser financeira, e/ou por meio da doação de produtos in natura ou objetos de subsistência).

A advocacia passará a contar também com o Nutrição Social, programa de cinco consultas com um(a) nutricionista parceiro(a). Os atendimentos poderão ser realizados presencialmente na Seccional ou por teleconferência, abarcando o estado todo. Com essa novidade, a Caarj atende um pedido de presidentes de subseção mobilizados por colegas que precisam de orientação nutricional, mas não têm condições financeiras de contratar um profissional da área.

O Auxílio Psicossocial, uma das ações empreendidas pela Caarj para minimizar os impactos da pandemia sobre a classe, será expandido: o número de sessões de terapia saltará de quatro para dez para cada advogado (a).

O Auxílio Funeral terá aumento no teto de gastos da família para R$ 10 mil, tendo em vista o valor elevado dos serviços funerários.

Além desses, seguem ativos os auxílios Inclusão Social (para situações de vulnerabilidade social), o Projeto Nascer (no Plano de Valorização da Mulher Advogada é prevista a isenção de anuidade no ano em que a colega tenha tido filho), o Projeto Aprender (auxílio para o período de matrícula escolar e compra de material para os filhos), o Auxílio Proteção à Mulher Advogada (para situações de vulnerabilidade econômica em decorrência da violência doméstica sofrida) e o Auxílio Cesta Básica (para situações de vulnerabilidades sociais diversas).

Acompanhe as redes sociais e o Portal da OABRJ para mais informações sobre os critérios para concessão.

Abrir WhatsApp