06/03/2023 - 18:04 | última atualização em 06/03/2023 - 18:05

Caarj inaugura quadro de Ricardo Menezes na Galeria de Presidentes

Cerimônia referenciou trajetória e dedicação do ex-presidente à advocacia

Biah Santiago

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) incluiu nesta segunda-feira, dia 6, o retrato de Ricardo Menezes na Galeria de Ex-Presidentes da entidade. O evento reuniu toda a Diretoria da Ordem e da Caarj, presidentes de subseção e demais colegas para homenagear a trajetória de Menezes à frente da Caixa de Assistência, por sua atuação em prol da advocacia fluminense e trabalhista ao longo dos anos e, principalmente, no período crítico da pandemia.

“Todos nós sabemos da dedicação do Ricardo à Ordem e à advocacia. Ele sempre trabalhou de forma incessante para ajudar e cuidar das pessoas”, considerou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

“Quem o conhece, sabe que ele não descansa um só minuto e conta com uma carreira brilhante na OAB/Barra, na Caixa de Assistência e na Seccional. Essa foto simplesmente registra toda essa caminhada de grande trabalho pela advocacia fluminense”.

A atual presidente da Caarj, Marisa Gaudio, relembrou a carreira de Menezes e seus anos dedicados à assistência da advocacia e de seus familiares.

“Essa é uma galeria inaugurada pela gestão do Ricardo, que faz jus a toda a história da Caixa de Assistência”, destacou Gaudio. “Era importante que fizéssemos essa homenagem, não só pelo cargo que ele ocupou, mas por toda a sua trajetória na Ordem”.

22º presidente a passar pela Caarj, Ricardo Menezes declarou, emocionado, que o tributo é “fruto do trabalho em equipe realizado com a ajuda da Seccional, das subseções e de todas as pessoas que se dedicam à Ordem”. O homenageado também ressaltou a importância de assistir a advocacia em primeiro lugar, seja em períodos difíceis ou não.

“Quando presidi a Caarj eu senti a importância e o peso dessa entidade no sistema OAB. Por coincidência, ocupei este cargo durante a pandemia, um momento cruel e triste na vida de todos nós, advogados ou não”, ponderou Menezes.

“Unidos [Caarj e OABRJ] contribuímos assistencialmente em um momento de tanta dificuldade para nossos colegas. Agradeço a todos que vieram e preciso dizer que, o fato de ter passado por esse tempo difícil como presidente da Caixa me tornou um ser humano ainda melhor”.