30/10/2007 - 16:06

COMPARTILHE

CAE do Senado aprova projeto que prevê uso do FAT para remunerar estágio

Comissão do Senado aprova projeto que prevê uso do FAT para remunerar estágios

 

 

Da Agência Senado

 

30/10/2007 - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para remunerar estágios em universidades e empresas. De acordo com essa proposta, seria criada uma bolsa de aperfeiçoamento profissional de R$ 200 mensais, com reajustes anuais. O autor da matéria é o senador José Agripino (DEM-RN).

 

O projeto (PLS 177/02) ainda tem de ser votado na Comissão de Educação (CE) em decisão terminativa. Agripino declarou que o objetivo de sua proposição é qualificar jovens universitários, principalmente os mais pobres, ao mesmo tempo em que eles prestam serviços à sociedade por meio do estágio. Já o senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou que é necessário implementar uma política de estágios no país, de forma a qualificar os jovens de 16 a 24 anos e reduzir o desemprego nessa faixa etária.

 

Devido à ausência da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), relatora do projeto, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) atuou como relatora ad hoc. Ao defender a aprovação da matéria, Ideli destacou que esses estágios seriam custeados pelo FAT da seguinte forma: 100%, quando realizados em universidades públicas; 75%, quando em universidades privadas ou micro e pequenas empresas; 50%, em outros tipos de empresas. Ela ressaltou, no entanto, que o estágio feito em universidade "deverá ser supervisionado por professor qualificado e não poderá ocorrer em grande centro urbano".

 

A senadora disse que a duração do estágio será de seis meses, podendo ser renovado uma vez. Além disso, não poderá haver vínculo empregatício nem o estagiário terá qualquer direito previdenciário. Também só poderá receber a bolsa o estudante ou o trabalhador que não tiver outro meio de subsistência. Ideli destacou ainda que caberá ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) determinar as condições indispensáveis para o recebimento das bolsas.

 

Para implementar todas essas medidas, o projeto de lei promove alterações na Lei 7.998 de 1990. A proposta vinha tramitando em conjunto com outra, o PLS 52/03, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que prevê a utilização do FAT para o financiamento de cursos de graduação, por intermédio de sindicatos de trabalhadores. Essa matéria, no entanto, recebeu voto pela rejeição da relatora Ideli Salvatti.

Abrir WhatsApp