15/09/2022 - 18:53 | última atualização em 17/09/2022 - 01:00

COMPARTILHE

Calçada da Cidadania leva estudantes à sede da OABRJ

Estudantes da rede pública também visitaram as instalações do MP, da Defensoria Pública e do IAB

Felipe Benjamin


Iniciado na última terça-feira, dia 13, com uma visita de representantes de instituições do Direito à Escola Municipal República do Peru, no Méier, o projeto Calçada da Cidadania levou, nesta quinta-feira, dia 15, um grupo de cerca de 40 alunos do colégio a conhecer de perto as instalações das entidades. Os estudantes passaram a manhã visitando os prédios do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Instituto dos Advogados Brasileiros e da OABRJ.

Na visita ao Ministério Público, os alunos foram recepcionados pelos procuradores de Justiça Márcio Klang e Patrícia Carvão, e pelos servidores Leonardo da Silva Braga, Ingrid Wachsmuth, André Luis de Souza Cruz e Luana Bezerra Evaristo da Silva. Os estudantes puderam conferir a "Expo Arte em Travessia", no Corredor Cultural da instituição, e foram apresentados a diversos ramos de atuação da entidade, incluindo o programa de localização e identificação de desaparecidos e a Coordenadoria Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana. Vários alunos vestiram as becas da Promotoria e posaram para fotografias, em um momento emblemático do encontro, que projeta uma possibilidade de futuro aos estudantes. 

Na visita à Defensoria, os alunos foram recebidos pelos defensores públicos José Augusto Garcia de Souza e Rodrigo Azambuja, e pelo ouvidor Guilherme Pimentel. Reunidos no plenário da entidade, os estudantes foram instruídos sobre o papel da entidade e receberam noções básicas da estrutura do Sistema de Justiça, participando de um bate-papo com perguntas e respostas. Entre os principais questionamentos dos alunos estiveram dúvidas sobre o processo de elaboração das leis, a razão de pessoas inocentes muitas vezes terminarem presas e as razões para a morosidade da Justiça no país.

O mesmo aconteceu no IAB, no qual os alunos viram as cadeiras históricas de Dom Pedro II, Ruy Barbosa e Francisco Acaiaba de Montezuma, e o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ, Aderson Bussinger Carvalho, falou sobre o atentado que vitimou dona Lyda Monteiro em agosto de 1980.

A diretora da Escola Superior do Instituto (Esiab), Leila Pose, contou aos estudantes a história da entidade e seu papel na criação da Ordem dos Advogados do Brasil.

"Digo a vocês que hoje estamos em uma casa histórica, não apenas pelo seu tempo de existência, mas principalmente pela sua contribuição ao Direito brasileiro", afirmou Leila. "Por essas cadeiras passaram os maiores juristas brasileiros, e aqui foi feito o primeiro esboço do Código Civil por Teixeira de Freitas. Nossa missão aqui é pensar o Direito e tentar levar esse conhecimento a toda a sociedade. É importante que vocês saibam que existe uma instituição como o IAB e o trabalho relevante que desenvolvemos aqui".


A passagem dos alunos pela Calçada da Cidadania terminou na sede da OABRJ, com visitas aos plenários Carlos Maurício Martins Rodrigues e Evandro Lins e Silva. Sob orientação do diretor, do colaborador e do assessor técnico do Centro de Pesquisa e Documentação da Seccional, Aderson Bussinger, Mário Leopoldo e Marcelo Moutinho; da presidente da Comissão OAB Mulher, Flávia Ribeiro; das integrantes do projeto OAB Vai à Escola da Subseção do Méier, Adriana Pina e Cris de Oliveira, e do membro da OAB Jovem Hyago Leal os alunos ouviram explicações sobre a atuação dos advogados e da OABRJ.

"Quem tem a ambição de lutar pelo direito do outro e pela proteção de valores que são fundamentais para a sociedade brasileira pode, e deve, se tornar advogado", afirmou Hyago, falando aos estudantes.

"Tenho certeza de que deste grupo pode sair um advogado, um desembargador, ou mesmo um delegado de polícia, que dentro das suas atribuições tem funções essenciais para a proteção da sociedade, então contamos com vocês".

Abrir WhatsApp