06/03/2009 - 16:06

Campanha da Alerj vai aonde o homem está

Campanha vai aonde o homem está

Do Jornal do Brasil

06/03/2009 - A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa lançou ontem a campanha Eu digo não à violência contra as mulheres, que será dirigida aos homens. O objetivo, mais do que sensibilizá-los, é mobilizá-los para que assumam o compromisso de combater o problema. E como estádio de futebol é lugar de homem, a próxima atividade é a distribuição amanhã, no Maracanã, a partir das 18h, durante o jogo Flamengo e Cabofriense, de 15 mil adesivos que reproduzem o cartaz da campanha amanhã. A mobilização vai durar o mês inteiro. Do material fazem parte também broches, folhetos, ímãs e mouse pads. O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março.

Participam da campanha a Ordem dos Advogados do Brasil, a Secretaria de Assistência Social do estado, a Polícia Civil, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, organismos que atendem a mulheres vítimas de violência.

"Estima-se que a cada 15 segundos uma mulher seja agredida no Brasil. De acordo com dados mundiais, o risco de uma mulher ser agredida em casa pelo companheiro ou ex é nove vezes maior do que na rua", disse a presidente da comissão, deputada Inês Pandeló (PT).

O chefe da Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, informou, durante a cerimônia de lançamento, que a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, na Região Metropolitana, está sendo reestruturada no padrão das delegacias legais e que será reinaugurada até o fim do mês. Ribeiro disse que a Polícia Civil promove cursos de capacitação para que seus integrantes ofereçam atendimento adequando às mulheres vítimas de violência.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, disse que a instituição decidiu participar da campanha porque seus filiados enfrentam diariamente essa dura realidade.