09/06/2008 - 16:06

Carteiras de identificação de advogados valerão até 31 de janeiro

Prazo de validade dos cartões foi prorrogado, mas vale a pena trocar já o seu

Do site do Conselho Federal (com redação da Tribuna do Advogado)

09/06/2008 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu renovar até 31 de janeiro de 2009 a validade das carteiras da entidade, de identificação dos profissionais da advocacia em todo o País. Essas carteiras já estão sendo substituídas em todos os Estados por uma nova, que traz vários benefícios aos advogados, sendo o principal deles a possibilidade de utilização de uso da certificação digital junto aos Tribunais.

No entanto, nem todos os advogados efetuaram a troca, o que levou o diretor da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Junior, a propor o adiamento por mais um período. A matéria foi examinada hoje (09) durante sessão plenária da OAB, realizada em Brasília, e o adiamento foi aprovado à unanimidade pelos conselheiros federais da entidade.

Apesar da prorrogação, é bom evitar atropelos de última hora. Aproveite e troque já o seu cartão atual pelo novo modelo, que, entre outros benefícios aos advogados, permitirá a certificação digital junto aos tribunais. O pedido de substituição do cartão no Rio poderá ser feito na Central de Atendimento ao Público da Seccional (Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h); nas subseções, subsedes ou nos postos da OAB no Fórum (de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h).

Para fazer o pedido é preciso:

1. Ter pago, ou estar pagando de forma parcelada, a anuidade de 2008 e estar quite com as anuidades anteriores (ou em dia com o parcelamento), bem como não possuir qualquer tipo de débito com a OAB/RJ;

2. Comprovar a quitação da taxa de substituição do cartão, no valor de R$ 27,00, ou efetuar o pagamento no ato de solicitação do novo cartão;

3. Exibir o Cartão de Identificação Profissional antigo (versão original) e a carteira de identidade civil, com informações sobre o órgão expedidor e a data de expedição.

4. Entregar uma foto 3x4, feita há menos de seis meses, em alta resolução (300dpi a 400dpi), com fundo branco, de frente para a câmera, sem brilho ou contrastes, com a face ocupando de 70% a 80% da foto e trajando paletó e gravata (para os homens) ou roupas sóbrias (para as mulheres).

No ato do atendimento serão colhidas a assinatura e a impressão digital, para serem inseridas no novo Cartão de Identificação Profissional. Com a substituição do cartão, os dados do profissional serão atualizados e inseridos no Cadastro Nacional de Advogados, conforme determina o Provimento nº 124/2008, de 11 de março de 2008, do Conselho Federal.

Em caso de dúvida, ligue para a Central de Atendimento Telefônico da OAB/RJ no número (21) 2272-2001 (opção 1).