26/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Caso Sean: senadores fazem críticas a ministro Paulo Vannuchi

Caso Sean: senadores fazem críticas a ministro Paulo Vannuchi

 

 

Do jornal O Globo

 

26/03/2009 - O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, foi cobrado ontem por senadores sobre a posição dele na disputa da guarda do menino Sean Ribeiro Goldman.

 

Senadores da oposição e até da base do governo acusaram o ministro de, ao solicitar que a Advocacia Geral da União (AGU) entrasse no caso, defender a entrega do garoto para o pai biológico, o americano David Goldman. Vannuchi negou que tenha tomado posição sobre o assunto, e disse que era seu papel enviar o caso para a AGU. Do contrário, disse ele, seria acusado de não cumprir suas funções. O ministro foi acionado pela embaixada dos EUA, que solicitou providências.

 

Para o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), autor do convite ao ministro, a decisão do governo brasileiro foi uma brutalidade, uma violência: "O Brasil está pagando um advogado para defender um americano que quer a extradição de um brasileiro nato".

 

Vannuchi disse ser favorável a uma solução intermediária que contemple as duas partes: "Não fazer a consulta à AGU seria um descumprimento de preceitos legais", disse Paulo Vannuchi, que participou de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Abrir WhatsApp