16/05/2019 - 16:49 | última atualização em 17/05/2019 - 15:58

Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ instala observatório da Justiça do Trabalho

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho  |   Clique para ampliar

Clara Passi
O Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, por meio do Núcleo de Pesquisa em Direito do Trabalho, criou o Observatório da Justiça do Trabalho da 1ª Região. O objetivo é acompanhar, de forma crítica e reflexiva, os impactos da Reforma Trabalhista vigente desde 2017 (Lei nº 13.467/2017).
O projeto foi apresentado na sexta-feira, dia 26,  pelo diretor do CDP, Aderson Bussinger, e pela coordenadora Verônica Triani num evento na Seccional.
Foto: Luciana Botelho |   Clique para ampliar

“O lançamento desta proposta, que é voltada para o mundo do trabalho e para o Direito do Trabalho, se coaduna com a diretriz da Seccional de realizar o amplo e qualificado debate, especialmente em tempos de retrocessos nos direitos trabalhistas e previdenciários”, afirmou Bussinger.

Segundo Veronica Triani, o observatório quer reunir grupos de pesquisa de universidades, sindicatos de todas as esferas, advogados autônomos e institutos de pesquisa.

As conclusões serão apresentadas em dossiês anuais, em forma de revistas especiais da Ordem. Ao final de cada ano vamos lançar revistas com análises parciais.  Ao final da gestão, será apresentado um dossiê mais denso.

“A ideia é que a OAB/RJ esteja aberta para os olhares dos mais diversos atores, para que possamos fazer uma análise da Reforma Trabalhista a partir desse conjunto amplo de dados e não só dos processos judiciais”.