12/08/2021 - 16:32 | última atualização em 13/08/2021 - 18:55

Cerimônia marca mudança no nome da rua da sede da OAB/Caxias

Logradouro recebeu o nome do ex-presidente da subseção, Ubiratan Marques

Felipe Benjamin

Na manhã desta quinta-feira, 12, uma cerimônia marcou a mudança do nome da Av. Perimetral Curupati, na qual está localizada a sede da OAB/Duque de Caxias, para Rua Dr. Ubiratan Marques, numa homenagem ao ex-presidente da subseção, morto em novembro de 2019. O evento foi comandado pelo presidente da subseção, Vagner Sant'Ana da Cunha, e contou com a presença do presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

Também estiveram presentes a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez; o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; o vereador Marquinhos da Ótica, autor da lei que permitiu a alteração no nome da rua; o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis; e os advogados André e Viviane Marques, filhos do ex-presidente da subseção, carinhosamente conhecido por seus colegas como Bira.

"Esse é mais um dia histórico nos 55 anos de muito trabalho e muita história da OAB/Duque de Caxias", afirmou Vágner Sant'Ana na abertura da cerimônia. "Bira era um ser humano que aprendemos a admirar".

Em seu discurso, Luciano agradeceu o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias à medida e relembrou momentos ao lado de Ubiratan:

"Comecei minha carreira na advocacia junto a um grande advogado chamado Sergio Eduardo Fisher, que foi diretor da Ordem, vice-presidente, secretário-geral do Conselho Federal da OAB, e foi ele que me apresentou Ubiratan Marques", contou o presidente da OABRJ.

"Ele também me ensinou a admirar esses homens e mulheres que dedicam sua vida à OAB, e Bira era um exemplo disso. Abria mão de seu escritório e da convivência com a família para caminhar de mãos dadas com os advogados. Essa homenagem de Duque de Caxias toca muito fundo no coração da advocacia do Rio de Janeiro e estou muito feliz de estar aqui junto a todos nessa mesa, e sobretudo de meu amigo André Marques, que se tornou aquilo que o Bira esperava que um grande advogado se tornasse.

Já Washington Reis destacou a importância na relação entre a Prefeitura e a Ordem dos Advogados:

"O momento é muito especial, e essa não é uma solenidade qualquer", afirmou o prefeito. "Estamos homenageando um dos filhos dessa terra, apaixonado por essa cidade. Bira era um grande amigo de todos, e é motivo de muita alegria estarmos na OAB, onde sempre trabalhamos com muitas parcerias e muita sinergia".

O advogado André Marques lembrou sua antiga relação com a OAB e ressaltou a importância da homenagem.

"Todos aqui sabem o quanto eu era ligado ao meu pai, é muito difícil resumir em poucas palavras e pouco tempo tudo o que ele representava", afirmou o advogado que se emocionou durante o discurso e agradeceu às elogiosas comparações com o pai que recebeu de colegas.

"Vejo aqui pessoas que me viram menino nos corredores da Seccional onde meu pai trabalhava. Eu costumava dizer que, antes mesmo de eu nascer, na OAB havia um berço com o meu nome. Essa homenagem é uma homenagem à advocacia, à nossa instituição. Meu pai apenas personifica a profissão. Ao contrário do que dizem, eu não sou nem 1% do que meu pai era. Ele era um gigante, e com essa placa seu nome estará eternizado na cidade e história de Duque de Caxias e da advocacia fluminense."

Encerrando a cerimônia, a irmã de André, Viviane, também muito emocionada, prometeu honrar a memória de Ubiratan Marques:

"Essa celebração consagra o nome de meu pai nessa cidade e na OAB, que tanto orgulho nos dá, e às quais ele se doou por completo", afirmou a advogada. "Nossa missão é prosseguir no legado de advogado que está no meu sangue e no do meu irmão, e darei tudo de mim para continuar até onde puder".

Ao fim do evento, André Marques, que doou 2 mil testes de Covid-19 à subseção, recebeu a Medalha Moema Batista por serviços prestados à advocacia.