01/11/2023 - 15:30

COMPARTILHE

Cevenb recebe homenagem na Câmara Municipal do Rio

Luta da comissão pela memória, verdade e justiça foi reconhecida pela vereadora Luciana Boiteux

Biah Santiago





Na terça-feira, dia 31, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por meio da vereadora Luciana Boiteux (Psol-RJ), prestou homenagens a entidades e coletivos que lutam pela memória, verdade e justiça no estado. Presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OABRJ, Humberto Adami, representou a Ordem no encontro.

A cerimônia reconheceu iniciativas que denunciam crimes e violações de direitos humanos cometidas pelo Estado em eventos marcantes para a história do país, como a ditadura civil-militar e os recentes acontecimentos em defesa da democracia. 

Humberto Adami considerou a questão racial e a reparação da escravidão como uma das pautas “mais importantes do Brasil e que não pode ser esquecida”.


“Receber a moção de louvor, em nome da Cevenb, pela vereadora Luciana é mais que um reconhecimento ao trabalho realizado pela comissão. Este certificado nos deixa motivados para unir ainda mais forças no campo da defesa pela verdade, memória e justiça”, disse o presidente da Cevenb. 



“Penso que este é um momento importante e que reúne tantas comissões e coletivos para rediscutir a história do Brasil. Desde que o primeiro negro escravizado chegou ao país, todos os negros conhecem na pele o que é tortura. As lutas são muito próximas e me sinto orgulhoso de estar inserido nesse grupo em prol de um Rio mais justo e um Brasil melhor”.

Prestigiaram o encontro os integrantes da Cevenb: o secretário-adjunto Wagner Oliveira; e os advogados Luciana Silva - também conselheira seccional -, Waldir Miranda e Shirlene Mendes. O desembargador e presidente do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogen) do TJRJ, Wagner Cinelli, também participou.

Abrir WhatsApp