11/12/2023 - 18:47 | última atualização em 14/12/2023 - 15:15

Chave de ouro: Theatro Municipal recebeu a última solenidade de entrega de carteiras da OABRJ em 2023

Cerimônia teve como paraninfo o ex-presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz

Felipe Benjamin

O Theatro Municipal, no Centro do Rio, foi palco da última entrega de carteiras da OABRJ a novos advogados em 2023. A cerimônia especial entregou 148 novas carteiras a advogados e advogadas e foi marcada pela defesa dos pilares da advocacia expressos no Estatuto da Ordem.

"Esse é um dia muito importante e muito emocionante para todos nós e tenho certeza de que os novos colegas também estão empolgados com essa nova etapa que se inicia aqui hoje", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. "Escolhemos fazer essa cerimônia no Theatro Municipal por sua importância histórica e pelo prestígio que queremos dar aos advogados que começam hoje na profissão".

O evento teve como paraninfo o ex-presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, que, em seu discurso também relembrou sua passagem pelas presidências da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) e da OABRJ, e falou sobre a importância da Ordem na defesa da democracia no Brasil.

"A partir de agora vocês carregam um símbolo da democracia brasileira", afirmou Santa Cruz.

"E esse país só é uma democracia porque em todos os momentos em que ela esteve ameaçada, a Ordem resistiu. O compromisso que vocês assumirão será com o Estado democrático de Direito e os direitos humanos, e esse compromisso não é só nosso, mas também de homens e mulheres, muito melhores que nós, que vieram antes de nós e enfrentaram momentos muito mais difíceis que o nosso. Não se afastem da OAB, não caiam no discurso comum das críticas vazias. A Ordem somos todos nós, e depois que nós tivermos passado, ela permanecerá. Essa não é uma profissão fácil, nem de curto prazo, mas é uma profissão que move nossas paixões".

Compuseram, também, a mesa do evento a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio; o procurador-geral da OABRJ, Fábio Nogueira; o tesoureiro da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Fred Mendes; a diretora de Cultura e Eventos da OABRJ, Paula Vergueiro; a diretora de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, Maria Luciana Souza; e o vice-presidente da Comissão de Direito Civil da Seccional, João Quinelato.

O comando da cerimônia ficou a cargo da corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ e presidente da Associação da Advocacia Preta Carioca (APC), Ângela Kimbangu, que destacou a maioria de profissionais femininas recebendo a carteira da OAB no evento.

"Ainda estamos na década do afrodescendente e considero importante ter uma mulher advogada a frente deste evento, mostrando aos novos colegas a importância de participar diretamente da Ordem", afirmou Kimbangu. "A advocacia está cada vez mais feminina, as mulheres estão chegando com tudo e fico muito feliz de participar deste momento".

Coube a Aline Paulino, uma das mulheres que receberam a carteira na cerimônia, a tarefa de ler o juramento dos novos advogados e advogadas.

"Essa é uma emoção única porque estamos representando não apenas nós mesmos, mas também nossos colegas e familiares que fizeram parte dessa árdua trajetória que nos trouxe até aqui", afirmou Aline, que pretende atuar no Direito Criminal. "Conquistamos a tão sonhada vermelhinha".

Veja aqui o álbum com todas as fotos da solenidade.