11/04/2019 - 19:43 | última atualização em 12/04/2019 - 17:07

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Clara Passi
O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, entregou, nesta quinta-feira, dia 11, os artigos que foram arrecadados até agora pela campanha em prol dos atingidos pelas chuvas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A secretária Fabiana Bentes recepcionou a comitiva da Ordem na sede do órgão em Botafogo.

Esta é uma iniciativa da Caixa em parceria com a OAB/RJ e a Ação da Cidadania. Os três locais e mais a Casa de Prerrogativas e a Casa do Advogado (veja abaixo os endereços) continuarão servindo como pontos de coleta até, pelo menos, a próxima semana.

O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, determinou a realização da campanha após a Defesa Civil solicitar, via Ordem, a ajuda da advocacia.

Esta primeira leva foi composta por 150 colchonetes, 8 mil litros de água mineral, produtos da cesta básica e de limpeza, fraldas, leite em pó, vestimentas e roupas de cama. Segundo Bentes, os itens serão remetidos a Mesquita, na Baixada Fluminense.

“A Caixa sempre se prontifica a oferecer ajuda em momentos difíceis e de tristeza. Ficamos contentes em poder ajudar o próximo. A campanha continua", avisou Ricardo.

Bentes ressalta a importância de agir com presteza em casos de calamidade com este. "Quando se vê uma tragédia como essa, além de buscarmos culpados é preciso fazer com que o movimento da solidadriedade se sobreponha, correr contra o tempo para socorrer a parcela da população em situação de vulnerabilidade social e até em pobreza extrema, que são os mais afetados".

A relação desta gestão da pasta com a advocacia foi estreitada com a parceria firmada na campanha Carnaval pra geral: por um Rio mais justo e mais humano, lançada em fevereiro, cujo objetivo foi alertar a sociedade para problemas sociais que costumam ser agravados no Carnaval, tais como: assédio contra a mulher, desaparecimento de crianças e intolerância contra a comunidade LGBT+.

Doações podem ser feitas em cinco pontos
A OAB/RJ e a Caarj ficam, respectivamente, nos números 150 e 210 da Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio. O Armazém da Ação da Cidadania, na Avenida Barão de Tefé, 75, na Gamboa. A Casa de Prerrogativas fica na Rua da Assembleia, 10, 11º andar e a Casa do Advogado, na Rua do Rezende, 26.