05/07/2019 - 20:03 | última atualização em 08/07/2019 - 08:00

COMPARTILHE

CJT promove pesquisa para apurar demandas da Justiça do Trabalho

Questionário visa a identificar problemas nas varas do Trabalho e orientar atuação da comissão

Cássia Bittar

A Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da OAB/RJ lançou, pela internet, uma pesquisa que procura abranger toda a advocacia trabalhista fluminense de forma a identificar suas principais demandas do dia a dia profissional.

Em um questionário que pode ser respondido de forma simples e rápida, a comissão visa a colher informações sobre as varas do Trabalho com mais problemas e identificar as que são reconhecidas como melhores pelos colegas. Nas perguntas, também são abordadas questões como o acesso aos fóruns, a celeridade e pontualidade para audiências de forma geral, entre outros questionamentos.

“Queremos saber o que está funcionando mal, o que os colegas esperam que melhore. Essas respostas serão importantes para orientar as atividades da comissão”, explica o presidente da CJT, Sérgio Batalha.

Segundo ele, o resultado da pesquisa será encaminhado posteriormente à Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-1). “Iremos também analisar esses dados, cruzar com informações que estamos colhendo com o tribunal em relação ao desempenho das varas”.

Batalha explica: “Por exemplo, se a pesquisa aponta uma vara como a mais problemática, vamos avaliar sua composição, comparar com a que foi apontada como melhor em número de funcionários, de processos. Em resumo, procurar entender o que está fazendo uma vara ser melhor do que a outra e passar isso tudo para a Corregedoria”.

O presidente da comissão observa que é essencial a participação massiva da advocacia para um melhor resultado: “Quanto maior nossa amostragem, melhor poderemos trabalhar em cima dos resultados para atender aos interesses da advocacia. A análise dos colegas é de extrema importância para o funcionamento da Justiça”.

A pesquisa consiste em apenas 13 perguntas. Para participar, basta clicar aqui.

Abrir WhatsApp