27/11/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Classe artística e OAB/RJ fazem manifestação de apoio à candidatura de Cristovam Buarque à UNESCO

Classe artística e OAB/RJ apóiam candidatura de Cristovam Buarque à UNESCO


Da Assessoria de Imprensa da OAB/RJ

27/11/2008 - Um grupo de artistas realizou na manhã desta quinta-feira, no auditório da OAB/RJ, um ato em apoio à indicação do senador Cristovam Buarque ao cargo de diretor-geral da Unesco. Estiveram presentes as atrizes Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Maité Proença, o diretor de teatro Hamilton Vaz Pereira e o distribuidor Luiz Henrique Severiano Ribeiro. Outros artistas mandaram mensagens manifestando adesão à campanha, a exemplo de Aderbal Freire Filho (diretor de teatro), Cacá Diegues (cineasta) e Fernando Brant (músico).

Fernanda Montenegro leu um manifesto de apoio da classe à candidatura de Buarque, cujo texto será divulgado nas peças de teatro em cartaz no Rio de Janeiro com objetivo de colher assinaturas dos espectadores. Outros músicos também já aderiram à campanha em favor do senador, entre eles, Fernanda Abreu, Francis Hime, Olivia Hime, Roberto Frejat, e Gabriel, o Pensador. 

Pelo sistema de rodízio, caberá à América Latina em 2009 indicar o diretor-geral da instituição e a indicação do nome do senador partiu do ex-secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e do ex-presidente de Portugal, Mario Soares. O senador Cristovam Buarque revelou, no entanto, que seu nome ainda precisará passar pelo crivo de 185 países em eleição a ser realizada em novembro do próximo ano, durante assembléia-geral ONU. Internamente, seu nome é consenso: até os senadores estão querendo fazer um abaixo-assinado pedindo ao preseidente Lula que indique o senador até maio de 2009.


Arquipélago de pobreza

Na opinião do senador, o cargo de diretor-geral da Unesco não é tão importante a ponto de mudar o mundo, mas, com certeza, contribui para tirar a economia do centro do debate. "É uma forma de chamar a atenção para o arquipélago de pobreza no mundo, formado pelos países da América Latina,  combater a globalização perversa, predatória e promotora da desigualdade e dar mais visibilidades a questões como educação, cultura, ecologia, ciência e tecnologia", disse, acrescentando que a humanidade está, hoje, em uma encruzilhada: ou constrói uma sociedade melhor ou destrói a terra se continuar degradando o meio ambiente. "Passamos, hoje, por uma séria crise que vai exigir a mudança do projeto atual de desenvolvimento". Segundo ele, há hoje em todo mundo 800 milhões de analfabetos, entre os quais 250 milhões são crianças.

Encarregada pela leitura do manifesto em defesa do senador, Fernanda Montenegro afirmou que Cristovam Buarque já é identificado no exterior como o promotor de novas idéias acerca do modelo de desenvolvimento."É dele a idéia da revolução pela educação, tendo nela o meio de enfrentamento de graves problemas. É, portanto, um nome que tem um passado que justifica a sua indicação, além do reconhecimento, o que pode facilitar a sua eleição", ressaltou.

Uma das promotoras do evento, a OAB/RJ encaminhou um ofício ao presidente Lula pedindo que ele indique o nome de Cristovam Buarque para o cargo. "Vivemos um momento de crise econômica que leva as nossas esperanças e expectativas e também a noção de ética, particularmente no Brasil. Poucos nomes significam tanto a esperança de uma pátria livre, fraterna, solidária e democrática como o do senador", disse o vice-presidente da Seccional, Lauro Schuch. 

O evento foi promovido em parceria com diversas entidades: OAB/Nacional; Sindmusi (Sindicato dos Músicos Profissionais do RJ); Núcleo Independente de Músicos; GAP Pro Musica; APTR (Associação de Produtores Teatrais do RJ); e APTI (Associação de Produtores Independentes de SP).

Abrir WhatsApp