29/07/2008 - 16:06

CNJ assina acordo de cooperação na área de Tecnologia da Informação

Do site do CNJ

29/07/2008 - O Conselho Nacional de Justiça assina nesta terça-feira, dia 29,às 14h, dois acordos de cooperação técnica na área de Tecnologia da Informação, para dar mais celeridade ao trabalho da Justiça. O primeiro acordo será assinado com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) para a implantação do Sistema Hermes em órgãos do Poder Judiciário.

Esse sistema permite o envio de correspondência por meio de malote eletrônico, que vai agilizar a comunicação dos atos processuais e administrativos e contribuir para acabar com o trânsito dos processos em papel.

Pelo acordo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o primeiro a implantar o sistema, fará a cessão do mesmo, sem ônus, para todos os demais órgãos do Poder Judiciário.

Além de transmitir a tecnologia, o TJRN vai ainda compartilhar conhecimentos, informações, bases de dados e soluções de tecnologia, promover intercâmbio de mão-de-obra especializada e desenvolver ações de treinamento.

Outros órgãos do Poder Judiciário também poderão participar do acordo de cooperação técnica, mediante assinatura de termo de adesão a ser firmado com o CNJ, CSJT, TST e TJRN.

O segundo acordo, entre o CNJ e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho prevê o estabelecimento de ações estratégicas na área de Tecnologia da Informação, como por exemplo, o compartilhamento de projetos, sistemas, suportes e dados na área de informática, além de intercâmbio de mão-de-obra, com o objetivo de melhorar o trabalho da Justiça.