20/11/2008 - 16:06

CNJ processa presidente do Tribunal de Justiça do Rio

Do jornal O Dia

20/11/2008 - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Murta Ribeiro, vai responder a processo na Corregedoria Nacional de Justiça por suposta má-féemprocesso da promoção de juízes. Conforme noticiou o "Informe do Dia", a decisão foi tomada na sessão de terça-feira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O órgão federal já tinha aberto procedimento para avaliar a promoção de juízes no estado, a pedido de magistrado que se sentiu prejudicado, mas no fim de outubro, antes de julgamento, o TJ pediu adiamento para reunir as informações de sua defesa, alegando que greve dos serventuários atrapalhava o levantamento. No entanto, entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), fornecendo os dados que não passou ao CNJ. O ministro do STF Carlos Menezes Direito deu decisão favorável ao TJ e cassando liminar do CNJ.

A atitude do TJ foi considerada de "má-fé" pelos conselheiros, que viram desrespeito ao Código de Processo Civil. A assessoria do TJ informou que o presidente do tribunal não foi notificado da decisão do CNJ e que não comentaria o caso.