03/06/2022 - 17:07 | última atualização em 07/06/2022 - 16:51

Colégio de Presidentes de Subseção: ESA apresentou novas iniciativas para a advocacia fluminense

Diretor da Escola, Sergio Coelho reforçou a democratização do acesso aos cursos oferecidos em todo estado

Biah Santiago

Em painel do 3º Colégio de Presidentes de Subseção, representantes da Escola Superior de Advocacia (ESA) apresentaram as novas diretrizes do braço educacional da Ordem. Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira agradeceu o papel exercido pela escola para a qualificação da advocacia e reforçou a importância de expandir os projetos para todas as regiões do estado.

Dentre as iniciativas apresentadas pelo diretor da ESA, Sergio Coelho, está a criação de um conselho acadêmico para aprimorar a advocacia fluminense, e eventos semestrais nas subseções. O primeiro será na sede da OAB/Campos dos Goytacazes, no dia 19 de junho.

“Foi difícil manter o funcionamento da escola no início da pandemia, mas nos reinventamos e acabamos conseguindo alcançar mais advogados e advogadas com as aulas online, do que conseguíamos no presencial. Hoje, temos alunos em vários pontos do Brasil e no exterior, o que nos gratifica muito”.

Amanda Magalhães, presidente da Comissão OAB Jovem, corroborou as palavras do diretor e esclareceu que a tarefa desta parceria é acolher, orientar e capacitar a jovem advocacia, tornando o mercado mais justo para aqueles que estão começando na profissão. Com cursos

“Estou aqui para agradecer e reconhecer o trabalho da ESA, e salientar que, por incrível que pareça, a advocacia não usufrui de tudo o que temos a oferecer nos projetos de capacitação. Por isso, estamos divulgando os projetos Sexto Ano, atendendo os graduandos e ensinando sobre como administrar processos, sobre o Direito na prática, aprofundando cada área,  construindo bases e entendendo as minuciosidades”, explicou Amanda.

Coordenador da ESA, Robson Maciel explicou sobre o projeto de interiorização: "É preciso olhar cuidadosamente para o interior do estado, entendendo suas necessidades. Vou a cada subseção para saber as estruturas de cada local. Desenvolvemos esse projeto com todo o cuidado para atender a advocacia”, contou.

Compuseram a mesa a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o secretário-geral, Álvaro Quintão; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; o tesoureiro da Ordem, Marcello Oliveira ; e o diretor do DAS, Alfredo Hilário.