09/05/2008 - 16:06

Começa a unificação das tabelas processuais

Do Jornal do Commercio

09/05/2008 - O Poder Judiciário do Estado do Rio começou a unificar suas tabelas processuais, de acordo com Resolução 46/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nova rotina será de grande utilidade para o usuário, uma vez que facilitará a consulta de ações no sistema informatizado. O objetivo do trabalho é o de padronizar e uniformizar os termos referentes a classes, assuntos e movimentações processuais no âmbito da Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Superior Tribunal de Justiça. A implantação das Tabelas Processuais Unificadas nos sistemas judiciais de todo o país deverá estar concluída em 30 de setembro deste ano.

Para isto, os sistemas corporativos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio estão sendo adaptados para incluir a classificação de acordo com os critérios do CNJ. Isto vale tanto para os processos judiciais como para os procedimentos administrativos das serventias. Um estudo já está sendo feito, inclusive, por setores do TJ-RJ e da Corregedoria Geral da Justiça, que começaram a avaliar eventuais omissões, sugerir mudanças e verificar a correspondência dos assuntos/classes com as ações e recursos atualmente utilizados. A fase atual é a de adequação das tabelas do TJ às do CNJ e possíveis dúvidas.

Os sistemas, quando prontos, vão permitir que o usuário encontre dados nas tabelas digitando apenas parte do nome.