08/08/2022 - 11:55 | última atualização em 08/08/2022 - 12:02

COMPARTILHE

Comissão de Ciências Políticas e Economia toma posse na OABRJ

Grupo pretende auxiliar compreensão do tema na sociedade civil

Felipe Benjamin


O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ, foi palco, na noite desta sexta-feira, dia 5, da posse da Comissão de Ciências Políticas e Economia da Seccional. No evento, comandado pelo presidente da Comissão, Caio Mirabelli, foram apresentados os planos, e empossados os membros do grupo. 

“Durante o lançamento de meu livro ‘Neotrabalhismo brasileiro’, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, sempre defendeu a ideia de que estudos de economia e ciência política fossem aprofundados para auxiliar tanto os advogados como a sociedade civil”, contou Mirabelli.


“Propus a criação da comissão com esse intuito, totalmente pedagógico, acadêmico, literário e filosófico. O economista norte-americano Milton Friedman diz que não existe almoço grátis, e eu até concordo. Mas não admito que a educação, que é algo que faz com que o ser humano evolua socialmente e filosoficamente, seja comercializada. A educação deve ser pública, gratuita e para todos, e esse é um dos intuitos desta comissão: educar. Sem educação não há como o país se desenvolver”. 


Além de Mirabelli e Ana Tereza, compuseram a mesa do evento o secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão; a diretora de Igualdade Racial da Seccional, Ivone Ferreira Caetano; a corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina e coordenadora da Advocacia Preta da OABRJ, Ângela Kimbangu, e o juiz federal Fabrício Fernandes. 

“Vivemos momentos políticos muito conturbados, e isso não é novidade no Brasil”, afirmou a vice-presidente. “A Ordem é apartidária. Nosso partido é a advocacia e a cidadania. Mas percebemos que o debate é muito pouco e muito pobre em relação às ciências políticas. A política e a economia precisam ser estudadas e aliadas à História. Os direitos humanos, o direito à liberdade e à democracia, por exemplo, não são posições partidárias.  Nada mais natural que essa casa então, tenha uma comissão com a missão fundamental de debater, ensinar e divulgar a Ciência Política”.

Álvaro Quintão destacou o papel da OABRJ na defesa de direitos fundamentais.

“Ter resultado no trabalho de uma comissão tão importante é algo muito gratificante para nós, da direção da Ordem”, afirmou o secretário-geral.

“E saber que Ana Tereza é uma das responsáveis pela criação dessa comissão também é algo muito prazeroso. Desde o início da nossa gestão, ela sempre teve a preocupação de levar livros às subseções, criando o projeto Porte de Livros, quando tantos por aí defendiam o porte de outras coisas. Hoje estamos aqui discutindo Ciências Políticas, e é por causa delas que me tornei advogado. Vivemos um momento nos quais princípios fundamentais estão sendo questionados, então é importante trazer todo tipo de debate que possa reafirmar o juramento que fazemos na entrega da carteira, de defesa dos direitos humanos e do Estado democrático de Direito”.

A corregedora do TED louvou a iniciativa da comissão de travar discussões saudáveis e buscar consensos. 

“Essa é uma comissão de muita relevância”, afirmou Ângela. “Advogados são intelectuais e devem estar abertos a discutir todo e qualquer assunto, sempre com respeito pelas diferenças. Com as trocas nós construímos ideias que devem ajudar na melhoria e engrandecimento da advocacia. Há gente que diz que odeia política. Pois eu digo que amo a política, pois sem ela não conseguimos fazer nada. E a melhor coisa que há na vida é a boa política. Essa, deve sempre ser feita”.

O juiz federal Fabrício Fernandes destacou o espírito de união que deve nortear os trabalhos da comissão. 

“Nunca tive essa concepção divisionista que coloca juízes, advogados e promotores como ilhas isoladas que não se comunicam”, afirmou o juiz federal. “Muito pelo contrário, somos todos parte de um mesmo sistema e somos todos atores no mesmo palco.  A boa comunicação é o que há de mais precioso para um sistema político maduro. A nossa Constituição é jovem, mas já tem mais de trinta anos e já começa a mostrar sua personalidade, então é em muito boa hora que essa comissão, focada no estudo das Ciências Políticas, está sendo constituída. Agradeço o convite e desejo todo sucesso à comissão”.   

Foram empossados os seguintes membros da comissão: Flávia Quintanilha, Bruna Ferraro Leone, Washington Machado, Silvio Mallet, João Victor Mallet, Rogério Rocco, Alexandre da Silva Salvestroni Frota, Luiz Fernando Costa, Fernando Silvério Duarte Pereira, Leonardo Moreira de Miranda, Édson Alves Moraes, Reginaldo Inácio Ferreira, Vivaldo Vieira Barbosa, Bárbara Carla da Mata Ives, Kátia Rubenstein Tavare e Josenilte Telles de Moura. 

Também tomaram posse os colaboradores Rossino de Castro Diniz, Carlos Maciello, Rafael Campos Rosa, Antônio Cavalcante de Lima, João Batista Barros e Luiz Fernando Felippe Guida.

Abrir WhatsApp