09/06/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Comissão do Conselho Federal lança campanha de valorização dos portadores de deficiência

Comissão do Conselho Federal lança campanha de valorização dos portadores de deficiência


Da redação da Tribuna do Advogado

09/06/2009 - A Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da OAB Federal, lançou, nesta terça, uma campanha de valorização dos deficientes que vai envolver todas as seccionais que dispõem de uma comissão sobre o tema, como é o caso da Seccional fluminense. O lançamento aconteceu durante a reunião mensal do Conselho Federal, realizada na OAB/RJ, e contou com a presença do presidente Cezar Britto.

O primeiro passo do projeto foi a confecção de banners informativos sobre as dificuldades por que passam os deficientes e sobre os seus direitos. Em agosto, acontece a segunda etapa, que vai reunir, em Piauí, as comissões das seccionais envolvidas com o tema. O presidente da Comissão do Conselho Federal, Frederico Gracia, explicou que a cidade foi escolhida devido ao grande número de deficientes entre os moradores. "Piauí é uma cidade cuja população é composta por 53% de deficientes. É, portanto, um lugar emblemático para discutirmos os direitos dos portadores de deficiência".

O presidente lembrou que 80% dos deficientes pertencem às classes com menos recursos financeiros e com menos instrução formal, o que torna campanhas como esta ainda mais importantes para conscientizar a população e estimular o Judiciário a discutir o tema.

Também presente no lançamento, o presidente na Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ (CDPD), Geraldo Nogueira, afirmou que a expectativa é que, com a ação, mais pessoas procurem se informar sobre seus direitos, e garantiu que a CDPD estará preparada para prestar quaisquer esclarecimentos. "A Comissão vai se empenhar para ajudar na divulgação da campanha e para atender e representar os deficientes que buscam seus direitos".

Abrir WhatsApp