22/07/2022 - 17:07 | última atualização em 25/07/2022 - 12:26

Comissão debate prospecção ética de clientes

Encontro pontuou os principais meios para gestão de clientes no atual cenário da classe

Biah Santiago

A Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ realizou nesta sexta-feira, dia 22, no Plenário Evandro Lins e Silva, na Seccional, o evento ‘Prospecção ética de clientes na advocacia’. O encontro reuniu representantes da advocacia para discutir o futuro da atuação da classe, principalmente após o período pandêmico, na conquista de clientes e manutenção de advogados e advogados qualificados e inseridos no atual mercado de trabalho. Assista o evento na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.

Presidente do grupo, Ana Frazão explicou a importância de propagar o tema para outras áreas do Direito, bem como honrar a presença feminina nos cargos de poder, pois, segundo ela, “está na hora da advocacia apostar no novo e na liderança feminina. E honrar a lealdade com as mulheres advogadas”.

“É necessário que a advocacia seja próspera. Evidentemente, nós jamais assumiremos o adjetivo de mercantilização. Contudo, para que continuemos com nossos quadros cheios de advogados e advogadas atuantes, além de termos a dignidade social assegurada pela Constituição, é preciso sermos efetivamente prósperos”, frisou Frazão. “Se nós queremos uma OAB forte, unida, madura, jovem e plural, nós temos que ter a garantia de que conseguiremos honrar nossos compromissos financeiros e de que a advocacia volte a ser sinônimo de sucesso profissional e claro, financeiro”.

De acordo com o procurador-geral da OABRJ e coordenador das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira, ao se deparar com o mercado, o advogado tem o compromisso de advogar e gerar negócios.

“A advocacia representa a última trincheira pelo exercício pleno da cidadania. Nos momentos mais difíceis da história desse país, a OAB se fez presente para o restabelecimento das liberdades públicas”, refletiu Nogueira. “Por isso, é de fundamental importância termos essas ferramentas à disposição, sobretudo em momentos de crise, para distinguirmos uma experiência exitosa de uma mal sucedida. Cabe a nós, advogados e advogadas, discutirmos o empobrecimento que existe hoje na sociedade, tanto intelectual, quanto financeiro”.

Em momento especial dedicado ao Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional, o presidente do TED, Carlos Alberto Direito, destacou o compromisso da advocacia perante o Código de Ética e a relação com o Provimento 205 quanto ao papel da advocacia na publicidade.

“O Rio de Janeiro sempre esteve na vanguarda da advocacia nacional. Por isso temos uma obrigação com a nossa profissão e com o país de estarmos preparados, pois prestamos conta à sociedade”, comentou Direito. “Temos o dever de estar presente, participar de projetos e conteúdos da Ordem. Precisamos contextualizar a advocacia sobre ética, já que somos a única profissão privada elevada à condição constitucional. O advogado é forjado no tempo hostil e somos indispensáveis à Justiça coletiva e à dignidade humana”.

Foram debatidos no ciclo de palestras, mediado pelo vice-presidente da Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ, Diego Piassabussu, os seguintes temas: conceitos de marketing jurídico quanto ao Provimento 205/2021 do Conselho Federal da OAB, ética na advocacia, gestão de escritório, ferramentas para captação de clientes; capacitação da categoria; e direito da família.

Os painéis apresentados durante o evento ficaram a cargo do presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), James Walker; da presidente da Comissão de Direito de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ, Suzani Ferraro; da advogada do Direito Empresarial e Compliance, Mariana Blanes; da presidente da Comissão de Direito da Família na OAB/Méier, Mariana Diaz; da presidente da Comissão de Marketing e Empreendedorismo Jurídico da OAB/Méier, Débora Pontes; do membro da Diretoria da Igualdade Racial da OABRJ Márcio Aleluia e do conselheiro e presidente da Comissão de Empreendedorismo da OAB/Niterói, Filipe Lopes, representando o presidente da subseção, Pedro Gomes.