23/06/2022 - 11:48 | última atualização em 23/06/2022 - 11:52

Comissão Especial de Direito Sindical toma posse em evento na OABRJ

Cerimônia apresentou efeitos gerados pelas reformas trabalhistas no Brasil e no mundo

Biah Santiago

A OABRJ empossou a Comissão Especial de Direito Sindical na noite de quarta-feira, dia 22, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na Seccional. O evento contou com palestras expositivas de interesse da advocacia trabalhista, como os avanços e retrocessos da pauta no Brasil e no exterior, com ênfase na Espanha e nos Estados Unidos.

Secretária-adjunta da OABRJ e presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mônica Alexandre destacou a atuação do grupo na promoção de debates e no esclarecimento de questões recorrentes em torno das atuais demandas trabalhistas.

Presidente da Comissão de Direito Sindical, Marcio Lopes Cordero relembrou acontecimentos históricos relativos à advocacia do Trabalho. A greve bancária de 2004 - que durou 60 dias - e a paralisação dos trabalhadores da educação pública em 2013. Ele comentou, também, sobre o papel da Justiça do Trabalho ao longo dos anos.

"No meu entendimento, a Justiça trabalhista perdeu força quando deixou de exercer o poder normativo, de julgar as ações de dissídio coletivo que se iniciou em 2004", comentou.

A cerimônia teve palestras da integrante da Comissão Especial de Direito Sindical da OABRJ, Isabela Pimentel; do juiz do trabalho e mestre em Direito do Trabalho, João Renda Leal, e da presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OABRJ, Erica Pereira Santos.  Eles abordaram a revogação da reforma trabalhista na Espanha; o direito sindical, as leis trabalhistas vigentes nos Estados Unidos e a precarização das relações de trabalho no Brasil e seus desdobramentos, respectivamente.

Após os discursos, a mesa cedeu a palavra ao público para questionamentos relacionados aos temas apresentados.

Reveja a transmissão ao vivo pelo canal da OABRJ no YouTube!