08/02/2023 - 15:08 | última atualização em 08/02/2023 - 15:21

Comissão de Estudos para Aprimoramento da Gestão Pública toma posse na OABRJ

Cerimônia foi comandada pela vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio

Felipe Benjamin

A Comissão de Estudos para Aprimoramento da Gestão Pública da OABRJ tomou posse na noite de terça-feira, dia 7, com uma cerimônia no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. A presidente da comissão, Luciene da Silva Mourão, e seu vice, Wanderley Rebello, foram empossados pela vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que destacou a importância do trabalho das comissões temáticas dentro da Ordem.

"Essa comissão foi gestada com muito carinho pela Luciene, e eu tive a honra de participar do passo a passo da criação deste grupo dedicado a um assunto tão relevante", afirmou Basilio.

"Temos hoje na OABRJ mais de 140 comissões, mas cada uma delas exerce um papel muito importante. A Seccional se manifesta e se movimenta principalmente através de suas comissões temáticas, que patrocinam os debates, levantam as importantes questões e tomam as iniciativas necessárias perante o poder público para servir à sociedade e à advocacia. Grande parte dos problemas de nossa sociedade são gerados pela má gestão ou pela não gestão pública sobre assuntos de interesse de toda a sociedade, então veio em muito boa hora a decisão do presidente Luciano Bandeira, de criar essa comissão, cujo objeto se confunde com o objetivo da própria Ordem dos Advogados, que é contribuir para uma sociedade melhor e uma gestão pública melhor".

Completaram a mesa, a presidente da Associação das Mulheres Advogadas da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Amazoeste), Bárbara Ewers, e as advogadas Luciana Passos da Conceição e Kelly Ney Ferreira. Em seu discurso, a presidente da comissão destacou a importância de esforços coletivos e a necessidade de atuar na defesa da advocacia.

"Me sinto muito honrada em contar com o apoio de uma diretoria que fez a diferença na última gestão e está fazendo a diferença nesta gestão também", afirmou Luciene.

"Temos conosco pessoas ligadas às causas dos povos originários, à área da Saúde, à gestão de pessoas. Temos uma boa mistura de pessoas muito competentes, e com elas vamos defender a advocacia pública que muitas vezes pede socorro por perder direitos que estão esculpidos na CLT e nosso Estatuto da Advocacia. Ninguém faz nada sozinho e essa será uma gestão coletiva, em que todos terão voz, todos vão opinar e todos vão trabalhar".

Ao fim da cerimônia foram empossados os seguintes membros da comissão: Adriane Mourão, Inês Inácio Aiva, Juliana Ávila, Frederico de Serpa Pinto Lopes Guimarães, Marcela Cristina Machado, Ricardo Selva de Melo, Jorge Alexandre Pinheiro de Oliveira, Layane Cabral da Silva, Mariana Reclade Ferreira, Ivana Cecília Nogueira da Silva, Ana Paula Oliveira da Conceição, Edna Mara Guimarães de Castro, José Henrique Ferreira Aiva, Laura Gonçalves Silveira Figueiredo, Maria de Fátima Moura dos Santos e Thayrine Soares.

"Eu sou presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas e participo de outras comissões aqui na OABRJ, mas, para mim, este é o grupo mais ousado da Seccional", afirmou Rebello.

"E é a comissão com os membros mais corajosos, porque ela invadirá várias outras comissões, como a que eu presido, por exemplo. Aqui, estamos tratando do aprimoramento da gestão pública para garantir os direitos fundamentais do cidadão. O céu é o limite".