19/05/2022 - 15:45 | última atualização em 19/05/2022 - 19:12

Comissão de Gestão e Empreendedorismo Jurídico toma posse na sede da OABRJ

Felipe Benjamin

Distante dos eventos presenciais desde 2020, a Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ para o triênio 2022/2024 tomou posse no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, na manhã desta quinta-feira, dia 19, e debateu os desafios a serem enfrentados nos próximos anos. A cerimônia teve o comando da vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, e da diretora de Igualdade Racial da Seccional, Ivone Caetano.

"Em 10 de março de 2020, realizamos neste exato plenário o último evento presencial da comissão antes de que se instalasse a pandemia da Covid-19", lembrou a presidente da comissão, Ana Frazão, em seu discurso de abertura. "Estamos há dois anos sem nos reunir presencialmente, o que faz toda a diferença para nós advogados. São muitas as lutas e quando nos unimos, nos fortalecemos e recarregamos nossas forças. A OABRJ e esta comissão são lugares para que possamos nos renovar e ir à luta."

A vice-presidente da Seccional relembrou a importância da Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico em um momento no qual a tecnologia tem acelerado as transformações no cotidiano da advocacia.

"Essa é uma das comissões mais relevantes da nossa casa", afirmou Ana Tereza. "Gestão e empreendedorismo são tudo o que precisamos injetar na advocacia nesses próximos três anos. Nós advogados somos, na maioria das vezes, empresários, e precisamos saber gerir nosso negócio, nesse cenário de mudanças constantes e dramáticas. Vários advogados já estão lançando escritórios 100% digitais, então torço para que essa comissão seja um elo entre a advocacia e a nova era, nos ajudando a enfrentar esse novo mundo que se avizinha e está esperando para ser conquistado".

Completaram a mesa o procurador-geral da OABRJ e coordenador das Comissões Especiais, Fábio Nogueira; a vice-presidente da comissão, Jacqueline Ruas Estrella; a diretora-suplente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Alessandra Santos; a secretária-geral da comissão, Viviane França; o conselheiro da OAB/Leopoldina, Aléssio Cazumbá, e o conselheiro da Seccional, Eliano Enzo.

Participaram da cerimônia tomando posse como consultores da comissão a presidente da Comissão de Previdência Social, Suzani Ferraro, e a coordenadora do Tribunal de Ética e Disciplina, Ângela Kimbangu.

"É muito importante que tenhamos cada vez mais advogados e advogadas participando do dia a dia da Ordem, desenvolvendo um sentimento de pertencimento em relação à nossa instituição", afirmou Fábio Nogueira durante seu discurso". "Me lembro de uma frase de Eduardo Seabra Fagundes, que presidiu o Conselho Federal da OAB,  que dizia que não há como imaginarmos uma advocacia forte se não imaginarmos uma Ordem dos Advogados forte. Uma é fator de prestígio social da outra. Quanto mais forte for a Ordem, mas facilitado será o exercício da nossa profissão. Essa é uma comissão fundamental, porque nós saímos das universidades sem aprender a gerir um escritório de advocacia, e nesses momentos mais duros ganham mais relevo os ensinamentos que não foram passados nos bancos universitários".