11/04/2023 - 15:53 | última atualização em 13/04/2023 - 18:19

Comissão de Mentoria Jurídica realiza primeiro encontro do curso ‘Treinamento de Português aplicado ao Direito’

Projeto conta com aulas virtuais e gratuitas voltadas à produção textual para o meio jurídico

Biah Santiago

A Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ realizou nesta terça-feira, dia 11, o primeiro encontro virtual do curso gratuito ‘Treinamento de Português aplicado ao Direito’. A aula contou com a abertura da presidente do grupo, Thaís Fontes, da idealizadora do projeto e vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, e do procurador-geral da Ordem, coordenador das Comissões Especiais da Seccional e diretor de Apoio às Subseções (DAS), Fábio Nogueira.

O encontro foi transmitido ao vivo no canal da Mentoria OABRJ no YouTube. Reveja aqui.

Na ocasião, Basilio destacou a relevância de promover o curso e a massiva adesão da advocacia, a aula teve mais de 2 mil inscritos.

“Hoje estamos dando início a um projeto especial da OABRJ, o treinamento em português para advogados e advogadas. O objetivo da Ordem é aprimorar as ferramentas de trabalho da advocacia, sendo a escrita uma das principais que nós temos”, ressaltou a vice-presidente da Seccional.

“Nos comunicamos nos processos através da nossa redação, então é importante que a gente aprimore nossa língua. Quanto mais clara, pontuada e objetiva ela for, melhor transmitiremos a nossa mensagem aos juízes, delegados e ao Ministério Público”.

Para o procurador-geral, Fábio Nogueira, a grande procura pelo tema demonstra uma necessidade da classe em aprender além do que o bacharelado em Direito leciona sobre língua portuguesa.

“Os números alcançados pelos projetos e pelos diversos cursos ofertados à classe são significativos e demonstram, também, que havia uma carência enorme por parte da advocacia que buscava uma melhor qualificação nas mais diversas áreas do Direito”, ponderou Nogueira.

“O instrumento de trabalho da advocacia é a palavra. E percebo, quando dou aula na graduação, a dificuldade dos futuros profissionais com o manejo da língua. Então é com muito bons olhos que vejo essa iniciativa da Comissão de Mentoria, que atende à demanda de qualificação de mercado para a classe”.

Em sua aula sobre redação e normas gramaticais aplicadas ao texto jurídico, o professor e graduando em Direito Alexandre de Jesus abordou a dificuldade do brasileiro em dominar o português dentro de seu contexto específico.

“Enquanto professor de língua portuguesa, sempre digo que o meu objetivo é contribuir com a sociedade com os conhecimentos angariados dentro do ambiente acadêmico e também através da leitura”, considerou de Jesus.

“Precisamos entender que não é apenas o leitor o responsável pelo processo de interpretação, enquanto autor de um texto, você possui papel fundamental. Tratando-se da advocacia, a partir do momento em que um pleito apresentado a um juiz, por exemplo, não é bem articulado ou ambíguo, ele pode invalidar o seu objetivo”.

Veja abaixo o calendário das próximas aulas:

Na próxima segunda-feira, dia 17, a aula abordará a organização e padronização do texto técnico. Já na terça-feira, dia 18, a palestra será relativa às técnicas de linguagem, lógica e argumentação jurídica.

Os encontros são realizados sempre às 10h e transmitidos ao vivo no canal Mentoria OABRJ no YouTube. Participe!