22/03/2024 - 20:32

Comissão OAB Mulher RJ cobra apuração célere para denúncia de estupro em SE

Comunicação OABRJ | Caarj

A Comissão OAB Mulher RJ emitiu nota nesta sexta-feira, dia 22, subscrevendo o posicionamento do Conselho Federal referente à denúncia de estupro sofrido por uma advogada de Sergipe.

No texto, a comissão afirma que exige "ações concretas e políticas eficazes que não apenas punam os agressores, mas que também transformem a cultura jurídica e social que permite que tais violências ocorram".

A nota afirma, ainda, que o grupo está comprometido "em criar um ambiente onde as advogadas possam exercer sua profissão livremente, sem medo de violência ou represália".

Leia a íntegra do texto:

Nota oficial

A Comissão OAB Mulher da Seccional do Rio de Janeiro, alinhada com os princípios e ações do Conselho Federal da OAB, reforça seu compromisso inabalável com a luta contra a violência de gênero, especialmente aquela direcionada contra advogadas.

Reconhecemos que a violência contra as mulheres é não apenas um ato de agressão individual, mas também uma manifestação de estruturas de poder desiguais que perpetuam a discriminação e a opressão. Portanto, é com uma perspectiva de gênero contundente que condenamos todos os atos de violência e nos solidarizamos com as vítimas.

Através desta nota, anuímos à posição do Conselho Federal e vamos além: exigimos ações concretas e políticas eficazes que não apenas punam os agressores, mas que também transformem a cultura jurídica e social que permite que tais violências ocorram. Estamos comprometidas em criar um ambiente onde as advogadas possam exercer sua profissão livremente, sem medo de violência ou represália.

A Comissão OAB Mulher da Seccional do Rio de Janeiro se mantém firme ao lado de nossas colegas advogadas, e não descansaremos até que a igualdade de gênero seja uma realidade dentro e fora dos tribunais.

Rio de Janeiro, 22 de março de 2024
Comissão OAB Mulher RJ