24/03/2023 - 17:22 | última atualização em 28/03/2023 - 18:49

Comissão de Prerrogativas lança novo serviço e disponibiliza becas para uso da advocacia

Na ocasião, presidente Luciano Bandeira visitou instalações do Plantão de Delegados de Prerrogativas

Biah Santiago

Representantes da Comissão de Prerrogativas da Seccional - liderada pelo presidente do grupo e tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira - oferecem à advocacia um novo serviço: a disponibilidade de becas  - logotipadas com os emblemas da Seccional e da comissão - para uso nos tribunais do júri e sessões das câmaras da corte estadual. A iniciativa do vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Leonardo da Luz, foi a forma encontrada pela Ordem para amenizar a escassez do vestuário no tribunal e prover dignidade aos colegas que não têm a própria vestimenta.

Na mesma ocasião, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, além de participar do lançamento do serviço, visitou as instalações do Plantão da Comissão de Prerrogativas. O encontro foi acompanhado, também, pelos integrantes do grupo: o coordenador e conselheiro seccional, Marcell Nascimento; a coordenadora-adjunta de Prerrogativas junto às varas criminais, Fernanda Neiva; e o coordenador de Prerrogativas junto à advocacia preta, Alberto Diogo.

"Em dezembro do ano passado foram doadas três becas para serem utilizadas na 7ª Câmara Criminal por aqueles colegas que não possuem o próprio vestuário”, explicou o presidente da comissão, Marcello Oliveira. “Essa contribuição foi pensada para dar dignidade ao exercício da advocacia em todos os nossos âmbitos de atuação”.

Segundo Marcello, agora com o novo serviço foram disponibilizadas nove becas, dos tamanhos P ao GG, que ficarão sob a responsabilidade e gestão da OABRJ. A própria comissão ficará incumbida de fazer as entregas e a manutenção da vestimenta.

Para utilizar o traje, os advogados e advogadas deverão dirigir-se à sala da Ordem localizada no 4° andar do Fórum Central, apresentar a carteira da OAB e preencher um cadastro. Após o uso, é preciso devolver a vestimenta no mesmo local para que a beca seja higienizada.

"Este novo serviço busca atender uma necessidade da advocacia de diferentes áreas. As becas não ficarão alocadas em apenas uma serventia e câmara. A Ordem guardará essas vestimentas para facilitar o dia a dia da profissão", disse Marcello.

Para o vice-presidente de Prerrogativas, a ação é a prova de que a Ordem está democratizando o uso da beca para a advocacia de forma gratuita. "Os advogados e advogadas que fizerem suas sustentações orais nas câmaras cível e criminal, e também no tribunal do Júri, agora poderão ter um serviço mais dignificado", considerou da Luz.

A corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ e presidente da Advocacia Preta Carioca (APC), Angela Borges Kimbangu, também participou do encontro desta sexta-feira.