25/08/2023 - 13:10 | última atualização em 31/08/2023 - 16:59

COMPARTILHE

Comissão de Prerrogativas da OABRJ intensifica defesa de sustentação oral de advogados na tribuna

Levantamento feito pelo grupo aponta que cerca de 50 processos tiveram pedidos da advocacia negados

Felipe Benjamin






A Comissão de Prerrogativas da OABRJ enviou ofícios a cada um dos desembargadores que integram a 2ª Câmara de Direito Público, após um levantamento apontar que em mais de 50 processos nos quais advogados e advogadas solicitaram a retirada da pauta virtual para realizarem suas sustentações na tribuna, os pedidos foram rejeitados. Um ofício também foi enviado à Presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O presidente da comissão, Marcello Oliveira, reafirmou o compromisso do grupo com a defesa das prerrogativas da advocacia.


"Não vamos transigir com o direito de defesa", afirmou Marcello. "Negar a possibilidade de sustentação oral é rasgar o codigo de processo e desprezar o devido processo legal".



De acordo com a subprocuradora-geral de Prerrogativas da Seccional, Deborah Goldman, não existe nem ao menos uma pauta presencial designada para o mês de agosto, só pauta de sessões virtuais que não permitem a participação da advocacia. Também não é possível assistir ao julgamento, em razão da modalidade.

"Quando a pauta é virtual, os desembargadores inserem o seu voto no sistema, realizando o julgamento internamente", afirma Deborah.

"Somente depois é divulgado o teor das decisões. Tal modalidade foi incluída no regimento interno do TJRJ para julgamento de recursos sem previsão de sustentação oral. Contudo, durante a pandemia, foi possibilitado que, mesmo na hipótese de ser cabível a sustentação oral, o recurso poderia ser incluído neste tipo de pauta, desde que o advogado ou a advogada não apresentasse objeção dentro do prazo estipulado. Ocorre que mesmo mediante a apresentação de objeção pela advocacia, a sua prerrogativa não vem sendo respeitada pela 2ª Câmara de Direito Público. Em razão da problemática e visando um diálogo institucional, esta comissão oficiou os desembargadores sobre o direito da categoria", explica a subprocuradora-geral.

Abrir WhatsApp