30/03/2023 - 12:59 | última atualização em 04/04/2023 - 12:59

COMPARTILHE

Comissão de Prerrogativas e Polícia Civil discutem aperfeiçoamento de sistema integrado

Módulo de consulta de inquéritos está disponível desde o ano passado no Portal da OABRJ

Felipe Benjamin


Representantes da Comissão de Prerrogativas da OABRJ reuniram-se na terça-feira, dia 28, com a Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sepol), e discutiram detalhes do sistema de integração entre as duas entidades, além de pedir providências quanto aos procedimentos que seguem parados em delegacias por todo o estado.

O presidente da Comissão de Prerrogativas afirmou que o grupo instou a Polícia Civil a estimular o uso do módulo de consulta entre seus profissionais.


"Enfatizamos a importância do bom funcionamento do sistema de integração e exortamos a Secretaria de Polícia a cobrar os delegados para que usem o sistema", afirmou Marcello. "Cada vez mais, essa aproximação da advocacia com a Polícia Civil facilitará o trabalho da advocacia e engrandecerá sua atuação".

Para o vice-presidente da comissão, Leonardo da Luz, a reunião com o subsecretário de Gestão Administrativa da Sepol, Tarcísio Jansen, foi bastante produtiva". Conseguimos acertar com ele alguns detalhes do nosso sistema de integração com a Polícia Civil para aperfeiçoar a agilização desse sistema", contou.

Além de Marcello e Leonardo, participaram do encontro o coordenador de prerrogativas junto à Polícia Civil, Leandro Meuser; os coordenadores do grupo Tatiana Cruz e Gustavo Proença, e o gerente de Tecnologia da Informação da OABRJ, Adolfo Gil Mathias.

"Dos mais de 2 mil pedidos solicitados por advogados, cerca de 34% ainda segue pendentes, então solicitamos um maior empenho por parte dos delegados, além de e-mails institucionais de todas as delegacias e uma maior interação com a equipe de TI da Polícia Civil", contou Mathias.

Fruto da parceria institucional firmada entre a Seccional e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o módulo de consulta aos autos de inquéritos da Polícia Civil entrou no ar em setembro de 2022 e pode ser acessado - juntamente com o manual do sistema - na Área Restrita do Portal da OABRJ. O sistema permite que advogados e advogadas solicitem informações sobre os procedimentos em andamento no órgão sem necessidade de ir a uma delegacia.

Abrir WhatsApp