08/05/2019 - 14:13 | última atualização em 10/05/2019 - 17:47

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Luciana Botelho  |   Clique para ampliar

Daniela Reis
Na tarde de ontem, dia 7, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) da OAB/RJ encontrou-se com a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - a desembargadora Mery Bucker Caminha - para tratar de demandas da advocacia com o tribunal. Compareceram ao encontro o presidente da Cdap, Marcello Oliveira, bem como os membros da comissão Clarissa Carvalho e Kique Carvalho.

Na ocasião, discutiu-se a extrema morosidade da digitalização dos processos para remessa ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que tem se alongado por quase dois anos. Para contornar essa situação insustentável, a corregedora sugeriu que o TRT adotasse a mesma solução do Tribunal Regional Federal (TRF), o qual sugeriu que a digitalização fosse feita pelos próprios advogados. Diante da enorme demora, a Ordem concordou e se comprometeu a ceder scanners instalados em sala que o tribunal disponibilizar.

Outro assunto em pauta foi o uso do celular em audiência. A corregedora mostrou-se preocupada com o uso das imagens de forma indevida. Os membros da Cdap, contudo, ponderaram que é possível regulamentar o uso do celular de modo que as gravações sejam usadas apenas para o processo. Além disso, houve consenso sobre a necessidade de realizar cursos que orientem advogados e magistrados acerca da publicidade de questões jurídicas nas redes sociais.

Por fim, destacou-se a urgência de negociar um termo de cooperação para que o tribunal e a OAB/RJ possam melhorar as relações entre advogados, servidores e magistrados. “Entendo que foi um importante passo para tratarmos alguns dos problemas mais graves e a Cdap vai acompanhar diariamente os desdobramentos dessas pautas”, avaliou Oliveira.