21/06/2023 - 17:43 | última atualização em 21/06/2023 - 17:52

COMPARTILHE

Comissão promove discussão sobre saúde e bem estar de pessoas idosas

Especialistas analisaram garantia de direitos e o envelhecimento da população

Biah Santiago



A Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi) da OABRJ promoveu nesta quarta-feira, dia 21, evento que debateu a saúde e o bem estar de pessoas idosas. A proposta do encontro foi encontrar soluções e possíveis mecanismos para contornar a prática de abandono com a população na terceira idade. Para assistir ao encontro, acesse o canal da Seccional no YouTube

Os responsáveis pelo comando do evento foram a presidente e o vice do grupo, Fátima Henriette e Michel Saad. Também participaram da mesa de abertura a advogada Magda Hruza Alqueres; e o diretor do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Yuri Lutz.


“Hoje estamos vivendo um momento, não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro, de uma inversão da pirâmide etária, ou seja, a população está envelhecendo. Atualmente, temos no país quase 15% de pessoas idosas, com a expectativa de ⅓ da nossa sociedade brasileira ser composta por idosos até 2060”, observou Saad. 



“O debate é fundamental e precisa ser acelerado. Embora haja muitas entidades, organizações e ativistas preocupados com isso, a maioria da sociedade não está preparada para receber e manter o idoso com qualidade de vida. Acredito na intergeracionalidade e na conscientização, e eventos como esse servem para abrir a nossa mente, nos conscientizar e dialogarmos sobre a experiência de cada um”.

O vice-presidente da Ceapi ressaltou também os trabalhos produzidos pela comissão ao redor do estado. Segundo ele, mais de 20 municípios do Rio foram atendidos no último mês.

“Temos trabalhado muito, levando o serviço de cartão de estacionamento da pessoa idosa com emissão pela internet para diversas áreas. A nossa missão é fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente, dos idosos”, disse Michel Saad.

Diretor da Cremerj, Yuri Lutz destacou os entraves de acesso ao sistema de saúde para pessoas com mais idade.

“Estamos vendo um envelhecimento progressivo, em que cada vez mais temos um maior número de pessoas idosas, com comorbidades e outras complexidades de saúde. É preciso preservar seus direitos, para que não sejam considerados um fardo para o nosso sistema de saúde e previdenciário, mas sim, tenham chance de serem produtivos mesmo na terceira idade”.

As palestras da primeira etapa ficaram a cargo do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, Tarciso Amorim; da médica e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBG), Anelise Fonseca; do assistente social especialista em direitos humanos Rafael Teixeira; e do educador físico especialista em recreação e hidroginástica para idosos José Vital. 

Os convidados discutiram a respeito da longevidade saudável e o que está além da alimentação e do exercício físico.

“A idade não nos determina, não nos define. Para uma sociedade mais justa e inclusiva a pessoa idosa precisa estar na pauta de todas as discussões, e ter pessoas e profissionais engajados”, ponderou a médica Anelise.


“Quando quebramos o paradigma da idade, começamos a pensar, também, em aspectos físicos, biológicos e psíquicos, por exemplo. Temos nomes expoentes na sociedade que já passaram dos seus 60, 70 anos e continuam na ativa. A pessoa idosa de 2023 ainda não dá para descrever em uma única característica. Se estereotiparmos idosos como a ‘Dona Benta’ [personagem da obra Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato], contribuiremos para disseminar o preconceito do etarismo”.



Na segunda parte do evento, as exposições foram ministradas pela economista e administradora de reforma de obras, Evani Wermelinger; e pela atriz e cantora Soraya Ravenle. As palestrantes abordaram a transformação do viver ao longo dos anos.

Em tempo, o encontro também contou com a apresentação musical de Soraya, que foi acompanhada pela violoncelista e compositora Maria Clara Valle. As artistas cantaram a música ‘Evani’, escrita em homenagem à economista e administradora de obras. 

Abrir WhatsApp