24/05/2022 - 15:43 | última atualização em 24/05/2022 - 17:19

Comissão de Turismo toma posse no Plenário da Seccional

Grupo pretende ampliar contato com advogados em todo o estado

Felipe Benjamin

A Comissão de Turismo da OABRJ tomou posse na manhã de terça-feira, dia 24, com um evento no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. O evento foi comandado pelo presidente da comissão, Hamilton Vasconcellos, e por sua vice-presidente, Raphaella Barradas, e contou com as presenças do procurador-geral e coordenador das comissões da OABRJ, Fábio Nogueira; do diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Rio de Janeiro, Sérgio Coelho; e da presidente da OAB/Méier, Gracia Monte Barradas.

"Queria agradecer ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, que nos permitiu retomar esse trabalho maravilhoso com a comissão", declarou Hamilton em seu discurso. "Não haverá divisão entre integrantes da Seccional ou de subseções. Estamos todos juntos para trabalhar pelo Direito e as oportunidades no turismo. O turismo como atividade econômica no Rio de Janeiro está cansado de escolher lados, e não há lados. Há apenas o lado do turismo, e trabalharemos por todo mundo".

A aproximação com as subseções espalhadas pelo estado foi destacada pela vice-presidente e pelo coordenador de comissões em suas falas.

"Fui convidada para ser vice-presidente da Comissão de Turismo da Seccional e estou muito feliz por esse convite", afirmou Raphaella. "Também sou presidente da jovem advocacia do Méier e acho que é muito importante falarmos do turismo para os jovens. Nosso estado tem muito a oferecer no campo do turismo, e muitas vezes nós mesmos que vivemos aqui não conhecemos os pontos turísticos que estão aqui tão perto de nós. Com certeza trarei a jovem advocacia, tanto do Méier quanto de outras subseções, para acompanhar os trabalhos da comissão".

Procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira também relembrou o papel da ordem nas principais discussões da sociedade ao longo de sua história.

"É de absoluta relevância que haja essa interlocução com as subseções. Existem pautas que são muito específicas de algumas regiões e a advocacia é muito heterogênea e plural. É muito importante que a gente consiga compreender as necessidade e anseios da advocacia do nosso estado. A OABRJ é a principal voz da sociedade civil organizada, e como tal, deve participar do debate público e contribuir com essa indústria tão importante que é a do turismo".

Por fim, Sérgio Coelho, que entregou o termo de posse a Hamilton e aos membros da comissão, sinalizou a importância de parcerias com a ESA no desenvolvimento do setor turístico.

"A ESA está à absoluta disposição de todos vocês", exclamou o presiente. "O Direito, quando encarado de forma setorial, gera alternativas interessantes para a advocacia. O turismo é a grande vocação do Rio de Janeiro e quanto mais ele crescer, maior será o nicho do Direito do turismo, e vice-versa. Gosto muito dessa característica das comissões da Ordem, de formular ideias e levá-las ao Legislativo. Isso é algo que pode e deve ser feito na área do Turismo".