27/06/2019 - 14:32 | última atualização em 28/06/2019 - 17:35

Comissões criticam possível fim do Conselho de Contribuintes do Rio

Grupos explicam por que extinção do órgão seria prejudicial ao ambiente de negócios

do Jornalismo da OAB/RJ

As comissões de Assuntos Tributários, de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal e de Direito Econômico da OAB/RJ publicaram nesta quinta-feira, dia 27, notas técnicas em repúdio ao possível fim do Conselho de Contribuintes no Estado do Rio de Janeiro, notícia divulgada hoje em jornais de grande circulação.

Para o presidente e vice-presidente da Comissão de Assuntos Tributários, Maurício Faro e Gilberto Fraga, respectivamente, o Conselho de Contribuintes é um importante instrumento democrático, que reforça o princípio da autotutela e materializa o devido processo legal e todos os seus consectários, tais como ampla defesa e contraditório.  "Uma vez concedidos, estes não podem ser extirpados do contribuinte sob pena de vedação ao retrocesso em termos de direitos fundamentais”, afirmam.

Thales Paixão e Luis Eduardo Maneira, presidente e vice da Comissão de  Defesa do Contribuinte e Política Fiscal, colocaram o grupo à disposição para contribuir para o aperfeiçoamento do contencioso administrativo estadual. Para eles, iniciativas tais como a introdução de processo eletrônico, a possibilidade de produção de prova pericial, o fim do recurso hierárquico, dentre outras, são medidas que devem ser discutidas e podem contribuir para um controle de legalidade ainda mais eficiente por parte da Secretaria de Fazenda.

A simples divulgação da ideia da sua extinção, segundo o presidente da Comissão de Direito Econômico, Leonardo Vizeu, provoca uma sensação de insegurança jurídica aos contribuintes que têm processos no Estado do Rio de Janeiro e a toda a sociedade, que veem ameaçados alguns dos seus direitos e garantias constitucionalmente assegurados. Ele assina a nota técnica ao lado da vice-presidente do grupo, Verônica Lagassi, e da secretária-geral da comissão, Adriana Nogueira Tôrres.

Leia as notas abaixo:

Comissão de Assuntos Tributários da OAB/RJ