28/03/2023 - 17:30 | última atualização em 28/03/2023 - 17:48

COMPARTILHE

Comissões debatem avanços do uso de tecnologias na área imobiliária

Encontro analisou possibilidades de mercado para advocacia na era da democratização de conhecimento

Biah Santiago



As comissões de Direito Urbanístico e Imobiliário (Cdudi) e de Direito Condominial da OABRJ realizaram nesta terça-feira, dia 28, encontro para discutir o uso das novas tecnologias e as possibilidades criadas para a advocacia que atua na área imobiliária. O evento foi transmitido ao vivo no canal da Ordem no YouTube, assista quando quiser. 

Constituíram a mesa o presidente e o integrante da Cdudi, José Ricardo (Zeca) Lira e Leandro Sender, respectivamente; o presidente da Comissão de Direito Condominial da Seccional e da Comissão de Direito Imobiliário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Arnon Velmovitsky; o tabelião titular do 8º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, Gustavo Bandeira; e o fundador da Associação Brasileira de Law Techs e Legaltechs (AB2L Brasil), Bruno Feigelson.

No início do encontro, Velmovitsky descreveu o tema como essencial para a classe. Segundo ele, a advocacia “precisa conhecer as novas ferramentas disponíveis no mercado imobiliário”.

As palestras, ministradas por Leandro Sender, Bruno Feigelson e Gustavo Bandeira, expuseram a perspectiva de inovação para a área. Entre os tópicos apresentados estiveram, por exemplo, Direito e novas tecnologias; tokenização de imóveis; e as aplicações do metaverso, NFT (Token não-fungível), blockchain e smart contract no mercado imobiliário.


“O que vemos hoje é que tudo acontece muito rápido, principalmente com os avanços tecnológicos. Essa tensão que sentimos com diversos acontecimentos no mundo acontecendo ao mesmo tempo, decorre dessa exponencialidade abstrata do ambiente online e estamos aqui para analisar o quanto isso afeta a nós enquanto advocacia”, ponderou Feigelson. 




“O uso de ferramentas tecnológicas no Brasil destoa um pouco da noção global, pois temos muito contencioso, somos o país com o maior número de processos judiciais em todo mundo. Nos departamentos jurídicos, por exemplo, já utiliza-se de assinatura eletrônica e outros meios de atuação”.

Para o tabelião Gustavo Bandeira, a revolução tecnológica se faz marcante na vida social e profissional dos brasileiros.

“O Direito deve acompanhar a evolução social, de fato, valor e norma. Ao mesmo tempo que essa tecnologia ocupa cada vez mais espaço no meio jurídico, ela também carrega consigo preocupações”, analisou Bandeira. 


“O lado bom é a democratização da informação, mas o lado preocupante está no que refere-se à doutrina, já que o Direito é o primeiro fronte da humanidade. Com a tecnologia, esse fenômeno avançou, como podemos ver com a disseminação do Jusbrasil (site de informações jurídicas). Temos que ter uma preocupação de não deixar o estudo doutrinário de lado e deixar com que a tecnologia ocupe esse espaço de maneira desenfreada”. 



O evento contou com a participação da plateia, que indagou os convidados com dúvidas e questionamentos sobre os temas abordados.

Abrir WhatsApp