08/05/2020 - 12:34 | última atualização em 08/05/2020 - 18:29

Comissões mantém classe infomada com webnários e debates no YouTube

Live realizada pela Ceat na última semana contou com participação do secretário de estado de Fazenda

Jornalismo da OABRJ com base em matéria do site G1

A programação do canal da OABRJ no YouTube não para de receber novidades de comissões da casa, que trazem convidados de peso para debater os temas mais importantes do período de emergência em que vivemos em razão da pandemia do novo coronavírus.

Além de estarem presentes frequentemente no programa #OABRJDebate, apresentado pelo jornalista José Fernandes Júnior, e que continua a ser produzido durante a quarentena, os presidentes e membros de comissão já promoveram, em suas próprias videoconferências e webnários postados no canal, diálogos importantes, como o que repercutiu na última semana, com o secretário de estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Luiz Cláudio de Carvalho.

O secretário participou de live realizada na quarta-feira, dia 6, pela Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) da OABRJ e, durante a transmissão, anunciou que, apesar do pacote de ajuda fiscal a estados e municípios aprovado pela Câmara dos Deputados, há possibilidade de o governo estadual atrasar o pagamento de salários dos servidores e de fornecedores a partir de setembro.

Sua conversa com o presidente da Ceat, Maurício Faro, e com o membro da comissão Julio Janolio, ganhou a atenção da imprensa, que noticiou os dados passados por Carvalho no vídeo.

Segundo ele, o texto aprovado pelos deputados prevê o repasse de cerca de R$ 2 bilhões para aplicação em qualquer área e outros R$ 490 milhões exclusivamente para ações de saúde. O valor fica abaixo do que o estado irá perder em arrecadação tributária no ano, que tem valor estimado em R$ 10,6 bilhões. “Com os R$ 2,5 bilhões, ainda nos faltam R$ 8,1 bilhões”, disse o secretário.

Carvalho enfatizou que a perda de R$ 10,6 bilhões se refere ao que foi arrecadado em 2019. Considerando o orçamento aprovado para 2020, a perda de receita é estimada em R$ 15,7 bilhões: “Acreditamos que em setembro, efetivamente, começaremos a atrasar o pagamento de salários dos nossos servidores e os fornecedores”, enfatizou.

Durante a videoconferência, ele também destacou as medidas fiscais que o estado tem adotado diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, falou sobre as perspectivas para o futuro, sobre o pagamento do Simples para empresas, e contou que o governo está incentivando a criação de linhas de crédito para micros e pequenos empreendedores como tentativa de manutenção de empresas e empregos.

Segundo Faro, a participação do secretário ressalta o objetivo da comissão de estabelecer um diálogo com o Estado: “Estamos aqui para contribuir com ideias e esforços para que o Estado supere esse difícil momento econômico agravado pela pandemia da Covid-19”.

Acervo de eventos da Seccional está disponível para os colegas

Além da programação especial com a qual a Ordem tem se comunicado com a classe durante o período da pandemia da Covid-19, o canal da OABRJ conta também com um imenso acervo de eventos realizado na sede da Seccional, que pode ser acessado gratuitamente pelos colegas a qualquer momento.

São cerca de 2 mil horas – o equivalente a 83 dias ininterruptos – de debates qualificados e palestras com profissionais renomados do Direito e da sociedade civil que podem ajudar muito na sua atualização e qualificação profissional durante o período da quarentena.

Acesse o canal, se inscreva e não perca mais nenhum vídeo.