11/08/2023 - 17:13 | última atualização em 15/08/2023 - 17:33

COMPARTILHE

Comissões da OABRJ são homenageadas na Câmara Municipal

CDHAJ e Comissão de Prerrogativas recebem moções de reconhecimento no Dia da Advocacia

Felipe Benjamin


As comissões de Prerrogativas e de Direitos Humanos e Assistência Jurídica (CDHAJ)  da OABRJ foram homenageadas nesta sexta-feira, 11, data em que se comemora o Dia da Advocacia, com moções de louvor e reconhecimento oferecidas pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em cerimônia comandada pela vereadora e advogada Luciana Boiteux (Psol), diversas entidades jurídicas e sociais receberam homenagens e a vereadora destacou o trabalho da Comissão de Prerrogativas "na defesa da advocacia do Rio de Janeiro diante dos abusos e excessos praticados diariamente contra a atuação profissional de advogados e advogadas".

"Nossos agradecimentos à vereadora e, também advogada, por essa homenagem", afirmou o coordenador-geral da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcell Nascimento.

"Tenho 12 anos de advocacia e há cinco dedico tempo de minha carreira à Comissão de Prerrogativas da OABRJ. Costumo dizer que nossa comissão é o advogado dos advogados. Quando os profissionais têm seus direitos e suas prerrogativas violados, seja onde for, como for e por qualquer poder que seja, somos nós que vamos socorrê-los. Agradeço em nome do presidente da nossa comissão, Marcello Oliveira, e, como coordenador-geral, estendo essa homenagem aos mais de mil guardiões e guardiãs de prerrogativas espalhados pelo estado".



O evento foi marcado por discursos em defesa do Estado democrático de Direito, e homenageou, entre outros, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim); a Associação de Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia; a Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD); a Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD-RJ); os coletivos Coletes Rosas, Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, e a Frente Estadual pelo Desencarceramento. 

Representada pela secretária-geral, Gláucia Nascimento, e pela integrante Vanessa Lima, a CDHAJ também recebeu uma moção de louvor e reconhecimento.

"Agradeço à advocacia pelo apoio e digo sempre que é muito bom ser secretária-geral desta Comissão de Direitos Humanos, com a procuradoria que temos, a assessoria que temos e esses membros que tornam todo esse trabalho possível", afirmou Gláucia.


"Sabemos que não somos os únicos defensores dos direitos humanos. Na verdade, todos os advogados, quando fazem seu juramento, juram defendê-los, e é importante que a gente nunca perca nunca esse objetivo e essa direção".  



A secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre, também recebeu uma das homenagens, representando a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), entidade da qual é presidente.

“Sou a primeira diretora negra na Seccional do Rio de Janeiro”, afirmou Mônica. “Quero parabenizar todas as mulheres representantes das entidades sociais homenageadas hoje. Participei, pela manhã, juntamente com outros diretores, da missa realizada em homenagem ao Dia da Advocacia e estou me sentindo fortalecida, e muito feliz de representar a Acat que, pela primeira vez em 60 anos, recebe uma homenagem desta Câmara”.

Abrir WhatsApp