19/06/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Concessionárias apelam à OAB/RJ contra falsas ações judiciais

Concessionárias apelam à OAB/RJ contra falsas ações judiciais

 

 

Do jornal O Dia

 

19/06/2008 - A Nova Cedae, a Light, a Ampla e a CEG entregam hoje ao presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Wadih Nemer Damous Filho, representação solicitando que a entidade puna com rigor advogados e escritórios que divulgam seus serviços prometendo vantagens que não existem contra as concessionárias de serviços públicos.

 

"Vamos pedir uma postura firme contra esses escritórios picaretas, que não cumprem o princípio do Estatuto dos Advogados, vendem um falso benefício e iludem os consumidores a procurar a Justiça com ações que não dão em nada", criticou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

 

A denúncia será apresenta com documentos que, segundo Victer, provam a má fé dos profissionais. Além de reportagens, há anúncios publicitários em veículos de comunicação convocando clientes contra as concessionárias. "Não estou falando de ações legítimas, mas dessa 'prostituição' do Direito. São verdadeiros papa-defuntos", disse . Victer, no entanto, não citou o nome de advogados ou escritórios.

 

A Nova Cedae usou como exemplo o caso do rompimento da adutora de Nova Iguaçu, no ano passado, que resultou em diversas casas alagadas. Segundo a concessionária, uma hora após o incidente, advogados montaram uma banca no local oferecendo serviço e orientando possíveis clientes sobre a perda de eletrodoméstico que nem existiam nas residências. Nessas situações, a Nova Cedae filma os objetos danificados nas casas atingidas para se precaver em caso de processo judicial.

 

Wagner Victer informou que a concessionária já protocolou uma denúncia sobre o caso na OAB/RJ. "Há casos de ações do mesmo cliente, apenas com uma letra trocada, em mais de uma vara. Isso sobrecarrega a Justiça e atrapalha o julgamento de outras ações sérias", reclama Victer.

 

 

Abrir WhatsApp