03/10/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Concurso de magistratura do TJ-RJ tem apenas três candidatos aprovados

Concurso de magistratura do TJ-RJ tem apenas três candidatos aprovados

 

 

Do Jornal do Commercio

 

03/10/2008 - Dos 2.303 candidatos inscritos no concurso da magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) apenas três foram aprovados na penúltima fase. O presidente da corte, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, lamentou o resultado das provas específicas e disse que proporá a realização de novo certame. A Justiça estadual tem uma carência de 93 juízes.

 

Para ser aprovado, o candidato teria que conseguir média 5. Márcia Regina Sales Souza foi aprovada com nota 6,28; Rodrigo Rocha de Jesus, 5,81; e Mônica Ribeiro Teixeira, com a nota 5,23. Eles ainda farão as provas orais, previstas para o final desse mês, quando termina o prazo de recursos e vista das provas para os candidatos reprovados.

 

O resultado foi divulgado na quarta-feira pelo desembargador Murta Ribeiro, no plenário do Órgão Especial, diante de vários candidatos que acompanharam a publicação das notas nos telões. Infelizmente tivemos uma surpresa muito grande. Os candidatos foram bem em uma prova, mas muito mal em outras. O concurso foi realizado com a maior lisura, com liberdade para todos fazerem as provas, com perguntas práticas e tratamento isonômico de todos, afirmou.

 

De acordo com Murta Ribeiro, esse foi o processo seletivo com o maior número de candidatos aprovados na prova preliminar: 514. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, apenas 77 foram aprovados na primeira prova. Murta Ribeiro anunciou que, já nesta segunda-feira, pedirá ao Órgão Especial a abertura imediata do 43º Concurso para o Ingresso na Magistratura. Ele disse também que proporá a modificação no regimento da seleção para que as provas específicas sejam feitas e corrigidas por disciplina.

 

 

Mudanças

 

Faremos uma modificação no regimento do concurso para que as provas sejam feitas passo-a-passo. Direito Civil, faz e corrige. Penal, faz e corrige. As provas foram boas em algumas matérias e muito ruins em outras. Este confronto acabou numa grande surpresa. Estávamos esperando a aprovação de 40 a 50 candidatos, disse Murta Ribeiro.

 

O 42º Concurso para a Carreira da Magistratura ofereceu 50 vagas para o cargo de juiz e constou de três etapas de provas: a preliminar, as específicas e a prova oral. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, 77 foram aprovados na prova preliminar, 26 nas provas específicas e 24 nas provas orais.

 

A candidata Márcia Regina Sales Souza, aprovada em primeiro lugar nas provas específicas, acredita que as provas orais serão mais difíceis. Ela fez o curso de Direito na Faculdade Moraes Júnior e disse que seu sonho sempre foi ingressar na magistratura. Para conseguir a aprovação fez curso na Emerj e estudou durante dois anos e meio. Márcia é solteira, tem 34 anos e mora no Cosme Velho, Zona Sul do Rio.

Abrir WhatsApp