25/07/2019 - 17:30 | última atualização em 25/07/2019 - 17:41

COMPARTILHE

Conexão entre renda do trabalhador e a Previdência pauta evento

Cássia Bittar

Uma discussão sobre o conceito de renda mínima lido no contexto de iminência de aprovação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional foi o norte do evento que a Comissão de Previdência Social realizou na manhã desta quinta-feira, dia 25, na sede da OAB/RJ.

Presidente do grupo, Suzani Ferraro explicou que a intenção do debate era, analisando a conexão entre a Previdência e a renda do trabalhador, avaliar o impacto dela na economia do Estado: “a renda que o trabalhador vai adquirir depois da aposentadoria é impactante para a economia. E a economia, gerida pelo Estado, tem impacto sobre o sistema previdenciário. Está tudo ligado”, explicou.

Responsável pela abertura do evento, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, apresentou o assunto citando a proposta que o economista norte-americano Milton Friedman desenvolveu no clássico Capitalismo e liberdade, de 1962: “Esse assunto rendeu a Friedman um Prêmio Nobel [prêmio de Ciências Econômicas em 1976] e sua idéia era assegurar uma renda mínima para aquelas pessoas que vivem na margem da pobreza. Sua proposta era o imposto de renda negativo, ou seja, que as pessoas com renda abaixo da mínima para manter sua sobrevivência receberiam do Estado em vez de pagar o imposto. Uma visão que não veio de um pensador de esquerda, mas de um político liberal, professor de Chicago”, contou.

O encontro teve como debatedores o desembargador federal André Fontes, o advogado e jornalista Caio Mirabello e o economista e ex-secretário de Meio Ambiente de Niterói Fernando Guida.

Abrir WhatsApp