13/09/2023 - 19:40 | última atualização em 15/09/2023 - 13:31

Conferência da Mulher Advogada abordará a importância da presença feminina no sistema OAB; grupo é maioria entre os inscritos

Só no Rio de Janeiro existem quase 10 mil advogadas a mais que advogados

Yan Ney

Trazendo a discussão da III Conferência da Mulher Advogada para dentro da casa da advocacia, o primeiro painel vespertino vai trabalhar a importância da participação feminina no sistema OAB. Atualmente, as mulheres conseguiram importantes conquistas nos quadros da Ordem, como participação paritária no Conselho Federal e formação de maioria na diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ. O grande encontro, organizado pela OAB Mulher RJ, acontecerá no dia 21 de setembro no Theatro Municipal, e vai refletir sobre o papel das mulheres advogadas na sociedade brasileira.

Em todo o Brasil, 698 mil mulheres advogadas estão inscritas na OAB , o que corresponde a 51% de presença. Proporção que se repete quando observado o quadro de estagiárias e estagiárias da Ordem (52% de mulheres). Rio de Janeiro e São Paulo, seccionais com maior número de registros, têm juntas quase 20 mil advogadas a mais do que advogados.

O painel que discutirá a presença feminina no sistema OAB terá a participação da conselheira federal da OAB, Silvia Cerqueira; da presidente da OABBA, Daniela Borges; da secretária-adjunta da OABPR, Roberta Santiago; e da representante da OABSP, Isabela de Castro. A mesa terá mediação da secretária-adjunta do TED, Maria Adélia.

“Pela primeira vez, o TED está focado nas questões relativas à proteção das mulheres advogadas. O número de representações ético-disciplinares por motivo de abuso judicial, uso de lawfare, assédio de diversas naturezas, agressões verbais e físicas que vêm sofrendo as advogadas têm aumentado exponencialmente, o que levou o TED a procurar regulamentar aspectos que antes não eram objeto de perplexidade”, expressou Maria Adelia.

“A Conferência Estadual da Mulher Advogada é um passo definitivo para que marquemos nossas posições com firmeza e clarividência, mas também com ponderação e equilíbrio. Empunhar bandeiras é fácil. O difícil é separar as questões meramente pontuais do substrato que realmente importa.

As inscrições para III Conferência da Mulher Advogada já estão abertas: clique aqui, preencha o formulário e garanta seu ingresso, que é gratuito e aberto também a não advogadas e advogados. Atenção: é preciso credenciar-se ao chegar ao Theatro Municipal. O painel de abertura está agendado para as 10h, mas o credenciamento começa às 9h.