14/03/2024 - 19:35 | última atualização em 14/03/2024 - 20:54

Conferência da Mulher Advogada: presidente da Caarj aborda Direito das Famílias e o imperativo da transversalidades

Biah Santiago

A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que recebeu mais de 2,5 mil colegas nesta quinta-feira, dia 14, teve um painel sobre Direito das Famílias e a necessidade de uma abordagem transversal, principalmente sob a perspectiva de gênero, nas ações judiciais. O comando da mesa ficou a cargo da vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do CFOAB, Luiza Simonetti. Como relatora, esteve a presidente da Caarj, Marisa Gaudio, e como secretária, a vice-presidente da OABMS, Camila Batoni.

A presidente da Caarj falou sobre a importância de se instituir, na prática, as transformações sociais e jurídicas que caracterizam este momento histórico.

“Há um protocolo de gênero no CNJ [Conselho Nacional de Justiça] que precisa ser observado e aplicado para se efetivar e se preservar os interesses da criança e do adolescente”, assinalou Gaudio.

Contribuíram para  o debate a conselheira estadual da OABPR, Ana Carla Harmatiuk; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Andréa Pachá; e as conselheiras federais do Ceará, Ana Vládia Feitosa - também presidente da Comissão Especial de Direito de Família da OAB Nacional - ; e do Piauí, Isabella Paranaguá.