13/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Conferência sobre arbitragem internacional reúne especialistas na CNC

Conferência sobre arbitragem internacional reúne especialistas na CNC



Da redação da Tribuna do Advogado

13/05/2009 - Nesta terça-feira, 12 maio, aconteceu a V Conferência de Arbitra










Abertura da conferência sobre arbitragemgem Internacional do Rio de Janeiro, que reuniu durante todo o dia especialistas de países como Portugal, França, Estados Unidos e Itália no auditório da Confederação Nacional do Comércio, no Centro do Rio.

Participaram da abertura do evento o presidente da Câmara de Comércio Internacional - Comitê Brasileiro (ICC Brasil), Theophilo de Azeredo Santos; os desembargadores Esteves Torres e André Gustavo de Andrade; o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous; a presidente da Comissão de Arbitragem da Seccional, Adriana Astuto; o Juiz Luiz Roberto Ayoub; e os coordenadores acadêmicos do evento, José Emílio Nunes Pinto e Pedro Batista Martins.

Para Wadih Damous, é papel da Ordem ajudar a superar o preconceito do judiciário e da advocacia em relação à arbitragem: "promovemos alguns eventos sobre o tema, além de contarmos com a atuação da Comissão de Arbitragem da Seccional, presidida pela advogada Adriana Astuto"

O juiz Luis Roberto Ayoub destacou que, uma das vantagens da arbitragem é que as partes podem, inclusive, decidir um representante para resolver o conflito.

No caso Varig, por exemplo, chegou a se sugerir uma arbitragem para auxiliar no processo de recuperação. Aliás, com essa crise mundial, o número de recuperações judiciais aumentou 400%”.










Wadih fala sobre arbitragem. Ao
lado, o presidente do ICC-Brasil
Tal opinião é compartilhada pelo desembargador André Gustavo de Andrade. Ele complementa que, dentro do Judiciário, muitas causas não têm celeridade: "Às vezes, é melhor passar certas questões para pessoas mais especializadas, em muitas questões, o judiciário não tem a estrutura necessária", opina.

Após a cerimônia de abertura, o público participou dos painéis O tratamento do ilícito penal revelado no contexto do procedimento arbitral, Independência e imparcialidade dos árbitros: aspectos polêmicos; O papel do advogado no curso do procedimento de arbitragem; Recusa e imputação de árbitros. No fim do dia, foi organizada uma mesa de debates.

 

 

 

Abrir WhatsApp