15/05/2009 - 16:06

Conferência sobre Segurança Pública apresenta novos projetos

Do jornal O Fluminense

15/05/2009 - Na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) - etapa eletiva de Niterói, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na tarde de ontem -, o subsecretário municipal de Direitos Humanos, Henrique Vianna, destacou alguns pontos que, segundo ele, já estão sendo trabalhados. Vianna enfatizou que já está em andamento a elaboração de relatório para a administração municipal, baseado em tecnologia de ponta de identificação eletrônica, a ser implementada nos pórticos de segurança da cidade, além da fundação de um núcleo da Defensoria Pública em Niterói, específico para questões relativas a Lei Maria da Penha.

"Dois defensores serão destacados para os atendimentos na cidade. Também quero frisar que já temos a tecnologia de leitura facial. Ao avançar um sinal, será feito um retrato eletrônico da pessoa para comparação e identificação daqueles que tenham mandatos de prisão expedidos", resumiu Vianna, que tem vasta experiência como coordenador regional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Além das duas iniciativas, também está sendo elaborado um decreto municipal de reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada do município (GGIM), que passará a contemplar o Conselho Comunitário de Segurança, em caráter consultivo, para as demandas ao Ministério da Justiça.

"Uma importante ação para a transversalidade da segurança pública", segundo Vianna. Ele disse ainda, que o Conselho terá uma versão itinerante.

Outro foco é a Guarda Municipal. Além de um estudo de viabilidade e adequação do emprego de equipamentos não letais, também será revista a capacitação dos agentes.

"Apresentaremos um projeto ao Pronasci e, mesmo que este não possa apoiar a proposta de construção de um centro de capacitação para os guardas, vamos recorrer a outras fontes de financiamentos. Acreditamos que também poderemos receber guardas de municípios vizinhos, sem estrutura para treinamento", adiantou Vianna, ressaltando quej á houve um entendimento com o secretário municipal de Segurança, Marival Gomes.

Além do anúncio das metas da subsecretaria municipal de Direitos Humanos, Henrique Vianna, destacou ser a realização da Conseg, a primeira ação efetiva de sua pasta.

"É importante que a população participe nos próximos dias 23 e 24 das discussões e aproveite a oportunidade de eleger um representante civil para representar a cidade, em Brasília", finalizou Vianna.

Para participar da Conseg, basta ter mais de 18 anos e ser de Niterói. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected].