14/03/2024 - 19:34 | última atualização em 15/03/2024 - 17:42

COMPARTILHE

Em conferência, vice-presidente da OABRJ aborda a construção da presença feminina nos cargos de poder do universo jurídico

Felipe Benjamin e Biah Santiago



A presença da Seccional neste primeiro dia da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada incluiu a participação da vice-presidente, Ana Tereza Basilio, no painel sobre formas de se garantir mais espaços de poder para mulheres no universo jurídico. A mesa teve o comando da presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) Mulher, Adriana Galvão, e foi secretariada por Basilio.


"Não é comum nos grandes escritórios que as mulheres ocupem as posições mais relevantes, assim como acontece no Congresso Nacional, em que a participação feminina parece ter estacionado ao redor dos 15%. Mas nós somos a maioria, inclusive na OAB. Nosso sonho não é dominar o mundo. Já dominamos o mundo e só não nos demos conta disso", disse a vice-presidente da OABRJ.



O painel teve como palestrantes a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; a presidente de subseção na OABMT, Xênia Artmann Guerra; e a diretora jurídica do Banco do Brasil, Lucinéia Possar.

"Temos que decidir se queremos ser peças no tabuleiro ou jogadores", afirmou Basilio. "Ou buscamos participar de decisões relevantes em nossa entidade, nos nossos estados, no nosso país, ou, embora sejamos maioria, seremos tratadas como eternas coadjuvantes.  Precisamos acreditar em nós mesmas e entender que temos uma força muito maior do que imaginamos".

Abrir WhatsApp